A seleção feminina de futebol sub-19 de Portugal foi hoje derrotada pela Espanha por 2-0, no Algarve, na primeira jornada do grupo 1 da ronda de elite de qualificação para o Europeu da categoria de 2015.

Numa partida disputada no complexo desportivo da Nora, em Ferreiras, no concelho de Albufeira, a Espanha chegou ao triunfo com golos de Nahikari García, aos 15 minutos, e de Laura Dominguez, aos 90+4 minutos, apesar de ter jogado quase meia hora com menos uma jogadora por expulsão de Nuria Garrote, aos 61 minutos.

Com este resultado, a Espanha lidera o grupo 1, com três pontos, enquanto Portugal ocupa a quarta e última posição, sem qualquer ponto, atrás da Turquia e da Finlândia, terceiro e segundo classificados, respetivamente, que somam um ponto cada, depois de hoje terem empatado 2-2 no outro encontro do agrupamento, disputado em Lagos.

Portugal volta a entrar em ação na segunda-feira, contra a Finlândia, no Parchal (Lagoa), e encerra a participação no grupo 1 da ronda de elite de qualificação com o embate com a Turquia, na quinta-feira, de novo em Ferreiras.

A partida de hoje teve praticamente um único sentido, com a Espanha a fazer valer o seu estatuto de vice-campeã europeia e a impor o seu jogo durante todo a partida, na qual as portuguesas poucas vezes conseguiram aproximar-se da baliza espanhola com perigo.

Uma das poucas oportunidades de Portugal para chegar ao golo esteve nos pés de Fátima Pinto, aos 41 minutos, mas o remate da jogadora portuguesa saiu fraco e foi desviado por uma defesa espanhola, naquela que foi a principal hipótese de a seleção lusa restabelecer a igualdade em todo o primeiro tempo.

Aos 69 minutos, Nuria Garrote foi expulsa e deixou a Espanha a jogar com 10, mas a seleção portuguesa não conseguiu capitalizar a superioridade numérica e ainda sofreu novo golo, no último dos quatro minutos de compensação dados pela equipa de arbitragem, num remate de Laura Dominguez, que ditou o resultado final de 2-0.

A Ronda de Elite de apuramento para o Europeu feminino sub-19 de 2015, em Israel, é disputada pelas 24 melhores seleções continentais, divididas por seis grupos.

Qualificam-se para a fase final do Europeu2015, juntamente com a seleção anfitriã, os vencedores de cada grupo de qualificação e o melhor segundo classificado de todos os grupos, com o melhor registo frente ao primeiro e terceiro classificados do respetivo agrupamento.