A França e a Inglaterra qualificaram-se hoje para os oitavos de final do Mundial de futebol feminino, ao vencerem os respetivos encontros na última jornada do Grupo F, do qual também se apurou a Colômbia.

A Colômbia entrava para a última ronda na liderança da ‘poule’ e já apurada para a segunda ronda, nem que fosse como uma das melhores terceiras classificadas, como se veio a verificar, depois de perder com a Inglaterra (2-1) e ver a França golear o México (5-0).

Em Otava, a seleção gaulesa, finalista da última Algarve Cup, garantiu o primeiro lugar do grupo, o que a poderá colocar no caminho da Alemanha nos quartos de final.

Marie Laure Delie (primeiro minuto), Jennifer Ruiz (09), na própria baliza, Eugenie Le Sommer (13 e 36) e Amandine Henry (80) marcaram os golos da França frente ao México, que terminou a prova com apenas um ponto.

O segundo golo de Eugenie Le Sommer foi mesmo o 100.º desta edição do Mundial, que se está a disputar no Canadá.

Em Montreal, a Inglaterra também garantiu o apuramento, com um triunfo sobre a Colômbia, com golos de Karen Carney (15 minutos) e Fara Williams (38), de grande penalidade, com a Colômbia a reduzir por Lady Andrade (90+4).

Nos oitavos de final, a França vai defrontar o segundo classificado do Grupo E, que sairá do trio Espanha, Costa Rica e Coreia do Sul.

A Inglaterra já sabe que vai encontrar a Noruega, enquanto a Colômbia jogará com os Estados Unidos ou o anfitrião Canadá.