A veterana Abby Wambach marcou terça-feira à Nigéria (1-0) o golo que colocou os Estados Unidos nos oitavos de final do Mundial feminina, numa ronda que também qualificou Austrália, Camarões, Holanda e Suíça.

Melhor jogadora do ano da FIFA em 2012, Wambach, de 35 anos, selou o triunfo das norte-americanas aos 45 minutos, apontando o seu 14.º tento em Mundiais (três em 2003, seis em 2007 e quatro em 2011) e o 183.º pela sua seleção, em 245 jogos.

Ao bater as nigerianas, que acabaram no quarto posto do Grupo D e foram eliminadas, a seleção dos Estados Unidos venceu o agrupamento, com sete pontos, contra quatro da Austrália, que segurou o segundo posto, ao empatar 1-1 com a Suécia.

Lisa de Vanna adiantou as australianas, aos cinco minutos, e Sofia Jakobsson faturou para as suecas, aos 15, com a igualdade a manter-se até final.

As nórdicas fecharam em terceiro, com três pontos (4-4 em golos), mantendo-se na corrida a um dos quatro melhores terceiros, sendo que, para já, têm um registo superior à Tailândia (três pontos, com 3-10 em golos).

No Grupo C, o campeão em título Japão, que já estava apurado, manteve-se 100 por cento vitorioso, ao bater o Equador - que se despediu a zero - por 1-0, graças a um tento de Yuki Ogimi, logo aos cinco minutos.

Por seu lado, os Camarões conquistaram o segundo lugar, ao vencerem a Suíça por 2-1, com tentos de Gabrielle Onguene, aos 47 minutos, e Madeleine Ngono Mani, aos 62, para africanas, e de Ana Maria Crnogorcevic, aos 24, para as europeias

Apesar do desaire, e face aos três pontos e aos sete golos ‘positivos’ (11-4), a formação helvética seguiu em frente como uma das melhores terceiras colocadas.

Mesmo não tendo jogado, a Holanda, que terminara o Grupo A no terceiro posto, com quatro pontos, também assegurou a presença nos ‘oitavos’.

Antes da ronda de hoje, já se haviam qualificado o Japão, o Brasil, o anfitrião Canadá, a China, a Alemanha e a Noruega, faltando encontrar cinco seleções para os ‘oitavos’ ficarem completos.