A sub-capitã da seleção portuguesa de futebol feminino, Cláudia Neto, apontou hoje o apuramento para o Euro2017 como o principal objetivo e prevê dois “jogos difíceis” de preparação frente à Ucrânia, o primeiro já este sábado.

“O apuramento para o Euro é o nosso objetivo, o nosso sonho. A Ucrânia vai criar-nos dificuldades, mas queremos ganhar porque as vitórias dão confiança para os jogos que aí vêm do apuramento”, disse Cláudia Neto ao sítio da Federação sobre as duas partidas de caráter particular agendadas frente à Ucrânia para sábado e segunda-feira, em Quiaios, no distrito de Coimbra.

Apesar de colocar a fasquia alta, a jogadora lusa alerta para a necessidade de a equipa ter “os pés bem assentes no chão”, tendo em conta que se trata de uma seleção “ainda em fase de aprendizagem e crescimento” e que irá defrontar “seleções fortes”.

Cláudia Neto destaca o valor da seleção espanhola, mas considera que Portugal “só depende de si e tem hipóteses” de garantir o apuramento, embora para o alcançar seja necessário que as jogadoras portuguesas se superem.

“Não basta que sejamos boas, temos de nos superar. Só encarando todos os jogos como finais é que conseguiremos o apuramento”, rematou.

A fase final do Euro2017 disputa-se na Holanda, em julho e agosto desse ano.

A seleção portuguesa, que integra o grupo 2 da fase de qualificação juntamente com a Espanha, a Finlândia, a República da Irlanda e Montenegro. Portugal, que nunca se apurou para a fase final de uma grande competição, aparece como ‘outsider’, cabendo às seleções espanhola e finlandesa o favoritismo à conquista do primeiro lugar.

A seleção espanhola, que vai participar no Mundial2015, é a 14.ª do ‘ranking’ mundial, seguida da Finlândia, que é 24.ª, e da República da Irlanda, que ocupa o 31.º posto. Portugal é o 38.º classificado, enquanto Montenegro se queda pelo 93.º lugar.

A fase de grupos de qualificação para o Europeu2017 vai ser disputada entre 14 de setembro deste ano e 20 de setembro de 2016.

Os vencedores dos oito grupos e os seis melhores segundos classificados juntam-se à Holanda na fase final, enquanto os dois restantes segundos posicionados disputam um ‘play-off’.