A seleção portuguesa de futebol feminina empatou este sábado com a Ucrânia 1-1, em jogo de preparação para a fase de qualificação do Europeu 2017, disputado em Taveiro, Coimbra.

Apesar de ter dominado durante todo o jogo, a equipa das ‘quinas’ não conseguiu concretizar as oportunidades criadas, sobretudo na segunda parte, em que foi mais perigosa.

No primeiro tempo, a seleção nacional teve mais dificuldades em criar perigo na área adversária e viu-se mesmo a perder a partir dos 08 minutos, numa jogada de contra-ataque finalizada por Daria Apanashchenko.

Sofrido contra a corrente de jogo, o golo não alterou a postura da equipa portuguesa, que continuou a dominar, mas sem criar grandes oportunidades de golo, com exceção a dois lances aos 34 e 35 minutos.

No primeiro, Jéssica Silva entrou na área contrária pela direita e atirou com perigo ligeiramente ao lado, e, no segundo, Cláudia Neto atirou de meia distância, com a bola rasar a trave da baliza ucraniana.

Na segunda parte, Portugal entrou novamente a dominar e chegou ao empate aos 58 minutos, num centro-remate de Jéssica Silva, que enganou a guarda-redes da Ucrânia.

Dois minutos depois, Carolina Mendes atirou de meia-volta dentro de área e obrigou a defesa apertada da guardiã de leste.

A mesma jogadora poderia ter marcado também aos 62 minutos, mas o remate saiu à figura quando estava isolada na área adversária.

A única oportunidade de registo da Ucrânia ocorreu aos 65 minutos, quando Daria Apanashchenko, isolada na direita, tentou um ‘chapéu’ à guarda-redes portuguesa, mas a bola saiu ao lado.

Aos 78 minutos, Carolina Mendes teve nova oportunidade, depois de roubar uma bola na defesa ucraniana, mas atirou novamente à figura da guarda-redes adversária.

Portugal volta a jogar segunda-feira com a Ucrânia, desta vez no Complexo Desportivo da Tocha, no concelho de Cantanhede, a partir das 15h00, para mais uma partida de preparação.