A seleção portuguesa feminina de futebol concentrou-se esta segunda-feira em Rio Maior para preparar os dois jogos particulares com a Polónia.

Em entrevista ao SAPO Desporto, o selecionador Francisco Neto realçou a importância da existência destes dois encontros face à proximidade da Algarve Cup, e do regresso da qualificação para o Euro 2017.

“Depois do último jogo com a Espanha, só voltaremos a disputar mais um encontro de apuramento para o Euro 2017 em abril. Nesse sentido, para nós era muito importante termos esta oportunidade de nos reunirmos outra vez com as jogadores para poder competir acima de tudo”, acima de tudo.

Portugal defrontou a Polónia pela última vez em 2009 durante a Algarve Cup. Muito tempo passou e muita coisa mudou neste adversário, como alertou o selecionador.

“A Polónia é uma equipa muito agressiva, muito bem organizada, à imagem daqui que nós apanhamos nos jogos com a Rep. da Irlanda e da Finlândia. É uma equipa que vem num processo de crescimento. Em 2012 ou 2013 foram campeões da Europa de sub-17, ou seja, o futebol feminino está em crescendo. É uma equipa com muito valor, com jogadoras novas que nos irão criar alguns problemas, que também é o que nós procuramos”, assumiu.

Com o mês de março chegará a Algarve Cup, um torneio de reconhecida qualidade no futebol feminino. E aí a formação orientada por Francisco Neto terá a oportunidade de defrontar o Brasil no Grupo B.

O técnico não teme o jogo, bem pelo contrário, anseia por encontros como este porque só assim a seleção pode evoluir.

“Para nós é essencial. Contra os melhores, nós evoluímos mais. Queremos sempre jogar contra equipas competitivas, é isso que nos faz crescer. Se defrontarmos equipa que não nos criem problemas, não temos possibilidade de evoluir”, atirou.

Francisco Neto faz ainda questão de realçar que Portugal aproxima-se cada vez mais das grandes potências: “Estamos mais próximo delas, mas sabemos que à muito trabalho a fazer”.

Nos convocados para estes dois jogos com a Polónia, destaque para a estreia de Solange Carvalhas, avançada que joga no Anderlecht da Bélgica.

Portugal defronta os polacos a partir das 15 horas desta terça-feira no Estádio Municipal da Marinha Grande, voltando depois na quinta-feira ao mesmo local e à mesma hora para o segundo jogo.