As seleções da China e da Austrália garantiram hoje presença no torneio olímpico de futebol feminino dos Jogos Rio2016, no qual o grande ausente asiático será o Japão, campeão mundial em 2011 e medalha de prata em Londres2012.

Quando ainda falta disputar uma jornada da fase final do torneio de apuramento da confederação asiática, que junta seis seleções e decorre em Osaka, Japão, a Austrália lidera com 12 pontos, menos dois do que a China, segunda.

As duas equipas vão defrontar-se na quarta-feira, num encontro que servirá apenas para decidir o primeiro classificado do torneio.

Fora dos Jogos Olímpicos Rio2016, que se disputam entre 05 e 21 de agosto, fica a seleção japonesa, vice-campeã mundial em 2015.

Hoje, a Austrália impôs-se por 2-1 à Coreia do Norte e garantiu um dos dois lugares que dão acesso aos Jogos Rio2016, o mesmo acontecendo à China, que venceu a Coreia do Sul, por 1-0.

O Japão, que na última jornada defronta a Coreia do Norte, goleou hoje o Vietname por 6-1, depois de ter somado derrotas com a China (2-1) e com a Austrália (3-1), e um empate (1-1) com a Coreia do Sul.

Além do título mundial conquistado em 2011, a equipa nipónica, orientada por Norio Sasaki desde 2008, foi medalha de prata em Londres2012, conquistou a Taça da Ásia em 2014 e foi vice-campeã mundial em 2015.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.