O selecionador português de futebol feminino apostou esta quinta-feira na organização coletiva e na concentração para contrariar o favoritismo da Espanha, em jogo da qualificação para o Campeonato da Europa, na sexta-feira, no Complexo Desportivo da Covilhã.

"Só um Portugal ao mais alto nível, altamente organizado e concentrado nas tarefas e comportamentos durante o jogo, é que poderá criar dificuldades à Espanha e jogar olhos nos olhos contra uma equipa poderosa, como é a espanhola", disse hoje Francisco Neto.

Portugal é neste momento terceiro no Grupo 2 de apuramento, com três pontos, defronta a líder Espanha, com 12, com o técnico da ‘equipa das quinas’ a lembrar que, no último encontro entre as duas seleções, deu boa réplica, apesar da derrota por 2-0.

"Sabemos que é teoricamente o jogo mais difícil que iremos fazer. No entanto, estamos em nossa casa. Lá conseguimos criar algumas dificuldades e em nossa casa temos de ter a ambição, o querer e acreditar que podemos voltar a criar esses problemas à equipa espanhola", frisou Francisco Neto, para quem o objetivo "é pontuar".

O selecionador nacional prevê um jogo "difícil, contra um adversário muito forte e extremamente motivado", que já na próxima terça-feira pode garantir a qualificação, mas realça que as jogadoras portuguesas estão empenhadas em "deixar uma boa imagem".

Francisco Neto vinca o jogo enraizado das espanholas, assente em jogadoras que alinham em alguns dos melhores clubes do mundo e que revelam uma execução técnica acima da média.

"Essa poderá ser uma das nossas dificuldades, se não conseguirmos ser organizadas do ponto de vista coletivo para anular estes pontos fortes da Espanha", sublinha o técnico.

Para a partida de sexta-feira Francisco Neto conta ter todas as jogadoras disponíveis.

Na fase de qualificação Portugal soma uma derrota com a República da Irlanda e outra com a Espanha, tendo apenas um triunfo sobre Montenegro.