O selecionador de futebol feminino lembrou hoje que a vitória é “o único” resultado que interessa na terça-feira na visita à Finlândia, na sexta jornada do grupo 2 de apuramento para o Euro2017.

"Queremos continuar a depender de nós próprios na qualificação para o Euro2017", sintetizou o técnico, na antevisão do desafio que se vai disputar às 16h05 (horas de Lisboa) no Estádio Sonera, em Helsínquia.

Com cinco jogos disputados, a Finlândia, segunda do grupo, tem o dobro dos pontos de Portugal (12-6), terceiro, pelo que outro resultado que não o triunfo afasta definitivamente as lusas do sonho europeu.

Para assegurar um lugar na fase final do Europeu, Portugal deve terminar a qualificação nos primeiro ou segundo lugares do grupo: os seis melhores segundos classificados garantem automaticamente essa presença, enquanto os restantes terão de disputar um 'play-off' de acesso à derradeira etapa da competição.

Portugal ocupa a terceira posição, com os mesmos seis pontos da República da Irlanda, que tem mais um jogo, enquanto a Finlândia tem 12 e só é superada pela Espanha, com o pleno de 18 pontos.

Francisco Neto acredita que as internacionais finlandesas vão estar “altamente motivadas” pelo triunfo caseiro sobre a República da Irlanda (4-1) e pela consequente possibilidade de assegurarem já o apuramento.

O técnico está ciente das dificuldades e fala na importância de encontrar uma “estratégia” que permita anular o “poder físico” das nórdicas.

O desafio vai ser dirigido pela árbitra grega Eleni Dampariou.