A seleção portuguesa feminina de sub-17 venceu hoje a Geórgia, por 7-0, e qualificou-se para a Ronda de Elite do Campeonato da Europa de futebol de 2017.

Depois de dois empates, frente a Finlândia (0-0) e Itália (1-1), Portugal venceu a Geórgia no Estádio Nacional (Oeiras), para ficar em primeiro no Grupo 5 da fase inicial de qualificação e ‘carimbar’ o apuramento para a ronda de elite do Europeu 2017.

A seleção lusa dominou por completo o encontro, no qual estava obrigada a ganhar pelo maior número de golos possível: Andreia Faria, que bisou aos 40+2 minutos, abriu a contagem logo no primeiro minuto, com Joana Martins (6 e 10 minutos) e Inês Macedo (55, 59 e 61) a completarem a goleada.

No outro jogo do Grupo 5, que decorreu em Mafra, Itália e Finlândia empataram a zero, com as finlandesas a assegurarem o segundo lugar e o apuramento para a próxima fase de qualificação.

A Itália, com os mesmos cinco pontos de Portugal e Finlândia, ficou pelo caminho, uma vez que os resultados frente ao último classificado não contam para efeitos de desempate.

As 24 equipas apuradas para a ronda de elite serão divididas em seis grupos, dos quais os primeiros classificados e o melhor segundo, contabilizando os jogos com o primeiro e o terceiro do seu agrupamento, juntam-se à anfitriã República Checa na fase final do Europeu, em maio de 2017.