O selecionador português de futebol feminino, Francisco Neto, considerou que Portugal ficou num dos grupos mais equilibrados do Euro2017, na reação ao sorteio hoje realizado em Roterdão, na Holanda.

No torneio que se disputa na Holanda, de 16 de julho e 06 de agosto, Portugal vai disputar o Grupo D, juntamente com Inglaterra, Espanha e Escócia.

“Penso que é um dos grupos mais equilibrado. É um grupo com equipas fortes, em especial a Inglaterra e a Espanha, que nós já conhecemos bem. Vamos dar o nosso melhor como temos feito na procura de pontos”, disse.

Em declarações reproduzidas na página oficial da Federação Portuguesa de Futebol, o selecionador acredita que “serão três jogos muito complicados”, assumindo “grande ansiedade para que comece o torneio”.

“Estamos muito felizes por aqui estar. Tenho a certeza que vamos lutar a cada minuto por aquilo que é Portugal e vamos tentar jogar à Portugal como temos feito”, afirmou.

Sobre os adversários, Francisco Neto recordou que “a Inglaterra, no último campeonato do Mundo, ficou em terceiro, tem uma Liga muito forte, tem clubes muito fortes, tem jogadores ao mais alto nível e é uma equipa muito física, mas com jogadoras muito evoluídas tecnicamente”.

“A Escócia tem muitas das suas jogadoras na Liga inglesa, é uma equipa que tem melhorado a cada ano que passa e também tem um jogo muito físico. A Espanha foi nossa adversária no grupo [de apuramento]. É uma equipa muito técnica, com jogadoras muito evoluídas, taticamente muito bem trabalhada”, referiu.

A treinadora adjunta de Inglaterra Marieanne Spacey considerou que a sua equipa ficou “num grupo entusiasmante”, dizendo-se desejosa de defrontar as três equipas.

“Portugal tem uma equipa jovem com uma média de 23 anos. Elas vão estar realmente entusiasmadas por jogarem o seu primeiro torneio”, referiu.

Para o selecionador espanhol, este “é um grupo forte, muito competitivo e de velhos conhecidos”.

“Enfrentámos os três no último ano e vão complicar-nos a vida”, afirmou.

A selecionadora escocesa, Anna Signeul, salientou o jogo de abertura, frente à Inglaterra, que “vai atrair grandes multidões e muita atenção da comunicação social”.

“É um grupo difícil, mas para nós aproveitarmos. Tivemos bons encontros com Espanha e Portugal e as nossas jogadoras vão estar muito motivadas”, assumiu.

A Espanha será o primeiro adversário de Portugal, num encontro marcado para 19 de junho, em Doentinchem.

No segundo encontro, Portugal vai jogar com a Escócia (21.ª da hierarquia), a 23 de julho, em Roterdão, fechando a fase de grupos quatro dias depois, em Tilburgo, frente à Inglaterra, quinta equipa do mundo.