O sorteio hoje realizado em Roterdão, na Holanda, colocou Portugal no Grupo D, no qual vai defrontar a Inglaterra, a Escócia e a Espanha.

Quinta do ‘ranking’ mundial, a Inglaterra será, em teoria, o adversário mais difícil de Portugal no Europeu e é a única equipa da ‘poule’ a que Portugal nunca ganhou, somando apenas dois empates em sete encontros.

Os empates aconteceram ambos em casa e em jogos de qualificação para Europeus, um 2-2 em 2000 e outro 1-1 em 2001, naqueles que foram os dois únicos encontros em que a ‘equipa das quinas’ marcou golos.

A Espanha venceu o grupo de qualificação para o Euro2017 em que Portugal estava inserido e triunfou nos dois encontros frente ao conjunto luso, por 4-1, na Covilhã, e por 2-0, em Badajoz.

Os dois únicos triunfos em cinco encontros surgiram ainda no século XX, com vitórias por 3-0 em 1997 e por 1-0 em 1983, no primeiro confronto entre ambas.

A Escócia é a equipa com mais encontros disputados com Portugal, com as britânicas a vencerem cinco vezes e a cederem três empates e duas derrotas.

As vitórias lusas surgiram nos dois primeiros jogos entre as duas equipas, em 1994. No último confronto entre ambos, Portugal e Escócia empataram 1-1, num particular em 2014.