As jogadoras do Sporting de Braga estão confiantes para o embate com o Sporting, no sábado, da 18ª jornada do Campeonato Nacional feminino de futebol, mas rejeitam que seja decisivo para a questão do título.

Para a capitã Sílvia Rebelo, seria até "uma falta de respeito pelas outras equipas" considerar este jogo como decisivo na atribuição do título, porque "ainda há muito campeonato pela frente".

"Para nós, o próximo jogo é sempre o mais importante, neste caso é o Sporting. Vamos trabalhar durante a semana para, no sábado, sair algo positivo", afirmou.

Para a defesa central das minhotas, o facto de o Sporting jogar em casa e no Estádio José Alvalade não lhe dá maior favoritismo.

"É motivador para as duas equipas, mais para o Sporting porque joga em casa, é um estádio de uma grande equipa, mas isso não nos vai afetar", garantiu.

Para a jogadora, "os jogos resolvem-se dentro do campo: sabemos que vai ser um jogo muito difícil, não esperamos outra coisa, mas queremos fazer as coisas bem feitas e tirar o melhor de nós".

Sílvia Rebelo garantiu que "o Sporting de Braga joga sempre para ganhar e no sábado, como é óbvio, não será diferente".

A experiente Edite Fernandes, de 37 anos, corroborou a opinião e o discurso cauteloso: "é um jogo importante, são as duas equipas que estão no topo da tabela, mas encaramo-lo da mesma forma dos outros".

Quem ganhar pode dar um "passo à frente" rumo ao título, "mas não é tão decisivo como se possa pensar", porque "faltam ainda muitos jogos".

A avançada, que tem passagens pelo futebol espanhol e norte-americano, atribuiu 50% de hipóteses para cada lado e garantiu que o Sporting de Braga "entra sempre para ganhar independentemente de quem seja o adversário".

"É um jogo de 50/50 tendo em conta que são as duas equipas que estão na frente e têm sido as melhores do campeonato até hoje", disse.

A jovem Sara Brasil disse esperar um jogo muito equilibrado, à semelhança do encontro entre as duas equipas na primeira volta, em Braga, que terminou empatado 0-0.

"Nenhuma das equipas vai querer errar, vai ser um jogo muito cauteloso das duas equipas e quem errar mais vai perder", previu.

Jogar em Alvalade não mudará muito a atitude das bracarenses: "já estamos habituadas a jogar num palco mítico, que é o 1º de Maio, vai ser bonito, sim, espero que tenha muitos espetadores".

Sara considera também que o jogo não será decisivo para a conquista do cetro nacional e frisou que o Sporting de Braga "já jogou com as equipas mais difíceis", enquanto o Sporting "ainda vai jogar com o Valadares e o Futebol Benfica e qualquer equipa pode surpreender neste momento".

Bracarenses e ‘leoas' seguem destacadas na frente do campeonato com os mesmos pontos (47), mas as minhotas beneficiam de uma melhor diferença de golos para liderar a prova (81 marcados e apenas dois sofridos contra 75-9 das sportinguistas).

No sábado, às 14:45, defrontam-se no Estádio José Alvalade, em Lisboa, num jogo que poderá ser determinante na luta pelo primeiro lugar, já que ficam a faltar oito jornadas e, nas 17 anteriores, as duas equipas apenas permitiram dois empates.