O Canadá vai tentar na quarta-feira repetir o triunfo de 2016 na Algarve Cup de futebol feminino, enquanto a Espanha tenta conquistar o ‘Mundialito’ na sua estreia na competição.

“Todas as equipas vêm a torneios para vencer, ninguém vem para perder ou apenas para se desenvolver. É entusiasmante vir à Algarve Cup. (...) Queremos ser a primeira seleção canadiana a vencer dois torneios consecutivos. É um torneio que nos diz muito, é um dos torneios mais fortes do mundo. Estar aqui demonstra claramente onde está o futebol canadiano neste momento”, afirmou John Herdman, selecionador canadiano.

O Canadá, que pode ser a primeira equipa desde 2011 a conquistar a prova em dois anos consecutivos, venceu o grupo 1 da Algarve Cup, com sete pontos, mais um do que a Dinamarca, quatro do que a Rússia e seis do que Portugal.

O selecionador espanhol, Jorge Vilda, manifestou-se muito contente “por participar pela primeira vez na Algarve Cup, um dos torneios mais importantes do mundo”, mas avisou que “quer chegar ao mais longe possível”.

“Canadá é uma equipa muito experiente, com jogadoras com muitas internacionalizações. Sabemos que vai ser muito difícil, mas nós, com as nossas armas, vamos tentar vencer o torneio”, assumiu.

Na conferência de imprensa de antevisão da final da prova, realizada em Albufeira, esteve igualmente a canadiana Sophie Schmidt, que assumiu que o objetivo da quarta seleção do mundo era atingir a final, depois de ter vencido a Algarve Cup em 2016.

“Estou entusiasmada, nunca joguei contra a Espanha na minha carreira com o Canadá. É equipa muito técnica, vamos precisar de uma prestação defensiva forte. (...) Pelo que conhecemos das equipas europeias e do que vimos delas, [as espanholas] são muito técnicas, com grande qualidade e vai ser preciso uma grande exibição nossa para as pararmos. Temos de usar as nossas forças e ser eficazes para aproveitar a maior parte das oportunidades que conseguirmos”, referiu.

A capitã espanhola, Verónica Boquete, diz que para Espanha “já é ótimo estar aqui” e que “é bom jogar uma final, contra uma equipa grande, como o Canadá”.

“Estamos entusiasmadas e preparadas. Queremos usar esta final para melhorar e crescer como equipa”, disse.