Fórum Mulher e Desporto

26-03-2017 16:21

Posição da mulher no Desporto discutida em Cabo Verde

Cidade da Praia recebeu o fórum para o desenvolvimento do desporto promovido pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano
Atletismo feminino Angola
Foto: FRANCISCO MIUDO

Papel da mulher no desporto foi o tema principal

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O fórum nacional " Mulher e Desporto" quer realizar uma uma campanha nacional que promova a igualmente de género e de forma particular a causa da mulher no desporto. Na Cidade da Praia, em Cabo Verde, o evento foi reflexão e troca de experiências sobre a participação e promoção da mulher no e pelo desporto em Cabo Verde.
De acordo com os documentos, é necessário dar um enfoque melhor aos programas voltados para a promoção da liderança feminina por forma a permitir que as mulheres participem também na tomada das decisões.
Do encontro ficou ainda assente a necessidade de se implementar uma rede de parceiros para o desporto e desporto adptado que motive a participação feminina e a divulgação de casos de sucesso feminino no desporto.
“O desporto pode funcionar como forma de inclusão social, luta contra a pobreza e, num sentido mais amplo, na promoção de um estilo de vida saudável tanto para homens como para as mulheres”, realça o documento lido no final do encontro
E para que o desporto seja uma ferramenta para conseguir a efectiva igualdade de género (50/50), defendeu-se que é necessário que a questão da igualdade de género no desporto seja incutida desde muito cedo.
O primeiro fórum nacional “Mulher e Desporto” foi promovido pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) e enquadrou-se nas actividades celebrativas do Dia da Mulher Cabo-verdiana.

Conteúdo publicado por Sportinforma