A Áustria, estreante absoluta em grandes competições, surpreendeu a Suíça e ganhou por 1-0, no arranque do Grupo C do Europeu de futebol feminino, na Holanda, enquanto a França 'sofreu' para bater a Islândia pela mesma margem.

O amplo favoritismo das gaulesas, terceira mais forte seleção da atualidade, foi bem contrariado pela Islândia, uma seleção experiente que aguentou o 'nulo' em Tilburgo até aos 86 minutos, quando Eugénie le Sommer converteu uma grande penalidade.

Elin Jensen derrubou Amandine Henry na grande área nórdica, não deixando outra solução à árbitra italiana Carina Vitulano.

A França, única equipa que não sofreu golos na fase de qualificação, a par da Alemanha, continua no grupo dos favoritos, mas sofreu claramente mais do que estava à espera.

Antes, em Deventer, a ‘capitã’ da Áustria, Nina Burger, apareceu isolada, a passe de Sarah Sadrazil, e rematou com o pé direito para golo aos 15 minutos - um feito histórico, já que a equipa nunca tinha estado em Europeus ou Mundiais.

A Suíça, que também é estreante em Europeus (mas já esteve em Mundiais), era ligeiramente favorita e teve o ascendente do jogo até à hora de jogo, quando Rahel Kiwic foi expulsa por ter ‘ceifado’ Burger.

O jovem entre suíças e austríacas foi apitado por outra 'vizinha' - a carismática alemã Bibiana Stenhaus, que esteve na última final olímpica e se prepara para ser a primeira mulher a apitar na ‘Bundesliga’.