A avançada do Ouriense Joana Marchão foi eleita a melhor jogadora do mês de março da I Divisão de futebol feminino, pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), tornando-se na primeira vencedora da distinção.

A jovem, de 16 anos, reuniu 27,8 por cento dos votos do sítio oficial do SJPF na Internet, à frente de Catarina Almeida (Clube Albergaria), com 19,5 por cento, e de Vanessa Malho (Vilaverdense), com 18,8 por cento.

A quarta jogadora mais votada foi Diana Silva (Atlético Ouriense), com 18,4 por cento dos votos, e Andreia Silva (1.º Dezembro) foi a quinta, com 15,3.

O SJPF decidiu instituir o premio, à semelhança do que ocorre nas competições profissionais masculinas, tendo em conta o seu projeto de desenvolver o futebol feminino em Portugal.

Numa primeira fase, contam para a eleição os votos dos treinadores das equipas que disputam a I Divisão feminina.

A lista dos treinadores é enviada para os selecionadores António Violante, José Paisana, Susana Cova e Marisa Gomes e as cinco mais votadas pelos selecionadores nacionais serão as finalistas do prémio.

Para a melhor jogadora do mês de março estavam nomeadas Joana Marchão (Ouriense), Diana Silva (Ouriense), Andreia Silva (1.º Dezembro), Catarina Almeida (Albergaria) e Vanessa Malho (Vilaverdense).

De acordo com o SJPF, o troféu pretende premiar o desempenho mensal das jogadoras portuguesas participantes no Campeonato Nacional da I Divisão feminina, dando destaque à regularidade e desempenho desportivo.