Boavista e Valadares vão disputar a final da Taça de Portugal de futebol feminino, no dia 19 de maio, no Estádio Nacional, em Oeiras, depois de terem eliminado hoje Ouriense e A-dos-Francos, respetivamente, nas meias-finais.

A formação "axadrezada", que ocupa o segundo lugar na fase de manutenção do primeiro escalão, assegurou a sua quarta presença na final da Taça, ao vencer por 2-1 na receção ao conjunto de Ourém, que comanda a luta pelo título nacional com dois pontos de vantagem sobre o Albergaria.

No Estádio do Bessa, Diana Silva deu vantagem ao Ouriense, aos 32 minutos, mas o Boavista conseguiu dar a volta, graças a um golo na própria baliza de Pastilha, aos 70, e de um tento de Tété, aos 78.

Já o Valadares impôs a primeira derrota da temporada ao A-dos-Francos, líder do segundo escalão com três pontos de vantagem para o conjunto de Gaia, ao vencer no terreno da formação do concelho de Caldas da Rainha por 4-3.

Maria Jesus deu vantagem ao A-dos-Francos, logo no primeiro minuto, mas Carla Couto, a jogadora portuguesa que mais vezes vestiu a camisola da seleção lusa, aos 40, e Marta Dias, aos 42, encetaram a reviravolta do Valadares, que sofreu um revés com o golo do empate, assinado por Catarina Sousa, aos 45.

Na segunda parte, Liliana Davis recolocou as forasteiras em vantagem, aos 46, Catarina Lopes ainda empatou, aos 65, mas Edite Fernandes, a "capitã" da seleção portuguesa, selou o primeiro apuramento do Valadares para o Jamor, a dois minutos do fim do encontro.

Boavista ou Valadares vão suceder no historial do troféu ao 1.º Dezembro, que venceu sete das nove edições disputadas. Marítimo Murtoense, na época 2004/05, e Escola FC, em 2008/09, foram os outros vencedores da competição.