Um golo de Diana Silva bastou para o Atlético Ouriense vencer hoje o Albergaria (1-0) e sagrar-se campeão nacional da I divisão feminina, sucedendo ao 1.º Dezembro, que ganhava o título há onze anos consecutivos.

Num jogo de muitos nervos, o primeiro classificado venceu o segundo e garantiu o título nacional a uma jornada do final da prova.

A importância do embate entre os dois primeiros ficou bem vincada na competitividade de todo o jogo. As duas equipas cerraram os dentes e jogaram rijo, com as locais à procura da vitória que desse o título e as visitantes tentando adiar a decisão para a última jornada.

O ascendente inicial foi do Atlético Ouriense, que reclamou grande penalidade logo aos seis minutos, num lance em que Carina Rodrigues cortou a bola com a mão na sua área.

Mas, rapidamente a partida se tornou muito batalhada a meio-campo, com muitas poucos lances de risco.

A partir dos 20 minutos, o Albergaria começou a aventurar-se mais no ataque e pertenceu mesmo à equipa de Paula Pinho a melhor oportunidade da primeira parte, aos 38 minutos.

Catarina Almeida fez um passe longo para Jéssica Silva, que libertou-se da marcação, mas, sozinha, rematou ao lado.

Perto do intervalo, as primeiras classificadas reconquistaram algum ascendente, só que, perto da baliza contrária, a equipa da casa revelou sempre mais coração que cabeça.

As líderes do campeonato denotavam ainda desgaste físico e psicológico, pela eliminação da Taça de Portugal a meio da semana, e também mostravam ansiedade por poderem decidir hoje o título a seu favor.

Exemplo disso foi um lance aos 68 minutos, em que Inês Cruz ganhou uma bola à defesa do Albergaria, entrou na área, passou pela guarda-redes Sofia Caleiro, mas, de ângulo apertado, precipitou-se e rematou ao lado, com a baliza contrária deserta.

Mas, a atacante do Atlético Ouriense redimiu-se minutos depois, quando insistiu pela esquerda, ganhou um ressalto e serviu Diana Silva, para um remate de primeira que selou o 1-0.

Aos 73 minutos, a equipa de Ourém ficava, assim, em vantagem no jogo e na corrida pelo título.

Sem capacidade de reação, o Albergaria até podia ter perdido por mais. Diana Silva e Flávia Fartaria tiveram nos pés a possibilidade de elevar os números do marcador, mas o jogo terminou com a vitória do Atlético Ouriense pela margem mínima.

No final, os cerca de mil espetadores - uma assistência recorde no Campo da Caridade - festejaram intensamente o título feminino, cantando "Campeões! Campeões!".