A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) terá na final da Liga dos Campeões, a 24 de maio, um dos pontos mais altos nas comemorações do seu centenário, com o organismo a revelar esta segunda-feira qual o plano de eventos.
No dia em que assinala 100 anos, a FPF, por intermédio do seu presidente, deu a conhecer múltiplas iniciativas durante um ano, com Fernando Gomes a não deixar de destacar a final que se realizará no Estádio da Luz.
“O nosso maior desafio e, porventura, o ponto mais alto destas comemorações, é a organização da final da Liga dos Campeões”, disse o dirigente, acrescentando que serão seis mil pessoas a trabalhar, num “desafio organizativo sem precedentes para um só jogo”.
Nas comemorações, a FPF, 100 anos após as associações do Porto, Portalegre e Lisboa terem fundado a União Portuguesa de Futebol a 31 de março de 1914 – dois anos mais tarde Federação -, terá assim um vasto programa.
Não só a Liga dos Campeões, mas igualmente, uns dias antes, um foco especial na Taça de Portugal, que fará 75 anos desde que teve o seu primeiro jogo e prevê homenagens e uma transmissão televisiva com alguns minutos a “preto e branco”.
“Homenagear todos quantos já disputaram esse jogo no mítico Estádio Nacional, os primeiros minutos da transmissão televisiva serão a preto e branco, a par de outras novidades interativas”, salientou Fernando Gomes.
Eventos agendados para maio são a Taça a 18 e a final da Liga dos campeões feminina a 22 e masculina a 24, mês em que o jogo entre Portugal e Grécia, de preparação para o Mundial2014, terá, a 31 de maio um cenário muito especial e simbólico.
“O jogo do centenário da Federação, que se disputará a 31 de maio contra a Grécia, vai realizar-se no Estádio Nacional. Trata-se de uma decisão histórica e que constituirá também um momento de profunda homenagem a Eusébio da Silva Ferreira [falecido a 05 de janeiro]”, revelou Fernando Gomes.
Todo o ano estará preenchido com atividades, a primeira das quais já hoje, com o lançamento de uma nova imagem da FPF e das suas seleções, na qual a imagem da bola – em diferentes cores - é transversal a todos as competições e escalões nas seleções.
Depois de um “louco” mês de maio e do Mundial do Brasil, a FPF propõe um ciclo de conferências entre setembro e novembro e um congresso [sobre a gestão no futebol]. Em outubro acontecerá o lançamento de uma nova edição da “História do futebol português”, de Ricardo Serrado.
A FPF tem agendado para uma final do ano, em dezembro, uma gala, a que designou de “Gala Quinas de Ouro”, que terá a sua primeira edição e passará a ser anual, com o objetivo de distinguir as personalidades e conjunto de personalidades que mais se destacaram em cada época.
O anúncio de todo o plano contou com a presença de várias personalidades, muitas das quais ligadas ao organismo (João Pinto, Humberto Coelho, Mónica Jorge, Paulo Bento, Rui Jorge), e outras da comissão organizadora, como Ernesto Ferreira da Silva, Fernando Seara ou Lourenço Pinto.
Foi Fernando Seara, da Comissão Organizadora, que historiou o início da FPF, lembrando a chegada da primeira bola a Portugal, em 1884, através de Pinto Basto – que a terá trazido de Inglaterra -, até ao fenómeno global que o futebol é hoje, com Cristiano Ronaldo como melhor do Mundo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.