Benfica de Luanda e Progresso de Sambizanga ficaram-se pelo 0-0, no jogo de abertura da 24ª jornada do Girabola. Foi o 9º empate destas duas formações, que assim "apanharam" o Petro na lista de equipas que mais empates consentiram no principal campeonato angolano.

Perante um Estádio dos Coqueiros com pouco público (o trânsito não deu tréguas na baixa de Luanda, o que fez com que muita gente entrasse no estádio já com o jogo a decorrer), as duas formações protagonizaram um espetáculo com pouco brilho, com muita luta na zona central do relvado mas pouco discernimento na hora de decidir as jogadas.

As duas equipas entraram em campo com alguma cautela. Apesar disso, era o Progresso que se mostrava mais ambicioso na procura do golo, mesmo sem criar verdadeiras oportunidades. A paragem de 15 dias no campeonato não fez bem aos jogadores, que pareciam estar no início da época, com muitas perdas de bola e muito contacto físico.

No primeiro tempo, apenas os arranques de Luís na esquerda do ataque "sambila" faziam estragos e colocavam os defesas do Benfica em sentido. Foi numa triangulação atacante começada em Luís que Yano apareceu isolado à frente de Ângelo. O internacional angolano rematou de pé esquerdo mas torto, quando tinha tudo para marcar para o Progresso.

O Progresso continuava a tentar o golo, principalmente com remates de longa distância, mas sem conseguir. Destaque para Ângelo, guarda-redes do Benfica de Luanda, que perto do intervalo negou o golo a Luís, num remate muito forte, embora com pouco ângulo, defendido para canto.

O Benfica respondia em lances de bola parada. Num canto, perto do intervalo, Enoque quase marcava, num remate de primeira, mas a bola passou por cima da baliza do guarda-redes Vozinha, internacional cabo-verdiano que defende as redes dos "sambilas".

No segundo tempo o Progresso, orientado por David Dias, voltou a estar melhor mas sem conseguir marcar. O jogo foi caindo de intensidade, com as duas equipas a lutarem muito na zona do meio-campo. As substituições feitas ao longo do jogo pouco trouxeram ao encontro.

Apesar disso, seria o Progresso a dispor da melhor oportunidade para marcar. Yano recuperou uma bola na linha de fundo, entrou na área, e com pouco ângulo, tentou passar a bola pelo meio das pernas de Ângelo mas o guarda-redes do Benfica voltou a levar à melhor sobre o avançado.

Pouco depois, o árbitro dava por finalizada a partida, num jogo onde o Progresso voltou a pecar na finalização.

Com este empate, o Progresso fez 30 pontos e continua no 8º posto. O Benfica de Luanda apanhou o Atlético do Namibe no 10º lugar, com 28 pontos.

Ficha técnica

Onze do Progresso: Vozinha; Lopes, Mário, Lawrence e Jaime; Celson, Isaac, Bakala, Brazuca e Luís; Yano,
Onze do Benfica: Ângelo; Hipy, Enoque, Vado e James Sangala; Mendes, Avex, Paíto, Jess e Fofana; Pedro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.