O Recreativo do Libolo está perto de revalidar o título de campeão angolano de futebol. Os comandados de Zeca Amaral levam sete pontos de vantagem em relação ao segundo classificado, Petro de Luanda, quando faltam quatro jornadas para o fim do Girabola´2012.

Os homens da Vila do Calulo recebem no seu estádio o Sporting de Cabinda, penúltimo classificado do Girabola. Em caso de vitória, os libolenses ficam a torcer pela perda de pontos do 1º de Agosto  no derby frente ao Petro de Luanda para festejarem o bi-campeonato.

O Recreativo do Libolo dominou o campeonato angolano de futebol de 2012 de uma ponta a outra. A formação do Kwanza Sul teve um registo impressionante de 25 jogos sem derrotas no Girabola, tendo perdido apenas na última jornada em Luanda frente ao Santos por 2-4. Um registo que começou na época passada.

Depois de ver quebrada a invencibilidade, o Libolo ficou também afastado da Taça de Angola nos quartos-de-final, ao perder em casa com o Petro no desempate por grandes penalidades.
Com o melhor ataque (42 golos) e a melhor defesa (13 tentos encaixados), o Libolo é a equipa com mais vitórias no Girabola´2012. Dezassete triunfos, oito empates e uma derrota em 26 jogos, atestam bem da solidez dos libolenses que se preparam para festejar o título.

Outro ponto de interesse no que resta do Girabola é saber quem vai às Afrotaças na próxima época. O 1º de Agosto está na frente para cimentar o segundo lugar. Os "militares" têm sete pontos de vantagem sobre o terceiro classificado, o Kabuscorp, que tem mais dois pontos que o quarto, o Petro de Luanda. O Interclube e o ASA, ambos com 39 pontos, ainda sonham com o terceiro posto, o último que dá acesso as provas africanas na próxima temporada futebolística.

Curioso o facto de o ASA até poder vir a conseguir o apuramento para as Afrotaças, apesar de todos os problemas que tem passado, com greves, falta de comparência em jogos, salários em atraso e falta a treinos.

A 26ª jornada deverá trazer algumas certezas no fundo da tabela. O Sporting de Cabinda pode ver confirmada a descida de divisão em caso de derrota. Com 21 pontos em 26 jogos, o Sporting de Cabinda está a sete pontos da Académica de Soyo, antepenúltimo com 28 pontos. Neste momento só um milagre poderá manter os “leões” de Cabinda na elite do futebol angolano.