O 1º de Agosto e o Petro de Luanda defrontam-se no próximo domingo no estádio 11 de Novembro, no principal “clássico” do futebol angolano, pontuável para a 27ª jornada do Girabola2012. Em caso de vitória do Petro e o Libolo ganhar o seu jogo, o Libolo é campeão.

Apesar de o título ser uma miragem, o confronto estará no centro das atenções, já que oporá as equipas mais tituladas na competição e com maior número de adeptos em Angola.

Os "militares" somam nove títulos, em segundo lugar, contra 15 dos "petrolíferos" no primeiro posto no ranking nacional, após 33 edições já disputadas desde 1979.

No presente Girabola, a 34ª edição, o 1º de Agosto que soma 52 pontos e está na segunda posição, derrotou o seu arquirrival, por 2-0, na primeira volta na 12ª jornada, no mesmo recinto. Os "petrolíferos" estão em quarto lugar com 43 pontos.

A formação "militar" ainda sonha com o primeiro posto e consequentemente conquista do título, quando faltam quatro rondas para terminar o campeonato.

A prova é liderada pelo Recreativo do Libolo com 59 pontos, adversário do Sporting de Cabinda, 15º e penúltimo colocado com 20. Este desafio será disputado sábado, na vila de Calulo. 

O Kabuscorp do Palanca, terceiro classificado com 45 pontos, será visitado pelo aflito Académica do Soyo, 14º da tabela geral com 28.

A equipa do bairro Palanca, da província de Luanda, mantém a esperança que ocupar os lugares de acesso às Afrotaças (Taça da Confederação), enquanto os visitantes lutam para a manutenção na primeira divisão.

O Interclube, quinto com 39 pontos, recebe o Atlético do Namibe, oitavo com 33, num confronto em que os visitantes pretendem pontuar para assegurarem definitivamente a sua continuidade no Girabola.

O Atlético Sport Aviação (ASA), a atravessar dificuldades financeiras e com a falta de uma direção, desloca-se ao reduto do Recreativo da Caála do Huambo. Os dois conjuntos estão separados por nove pontos (39 do ASA contra 30 do Caála).

Completam a ronda, as partidas Progresso do Sambizanga - Sagrada Esperança da Lunda Norte, Nacional de Benguela - Santos FC e FC Bravos do Maquis do Moxico - Benfica de Luanda.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.