O Recreativo do Libolo é bicampeão angolano quando ainda faltam disputar três jornadas. Os libolenses golearam no sábado o Sporting de Cabinda por 7-0 e beneficiaram da derrota do 1º de Agosto, segundo na tabela, frente ao Petro, este domingo.

É a revalidação do título para a formação do Calulo, comandado por Zeca Amaral, treinador que levou o clube a vencer o Girabola na época passada. Este é também o campeonato ganho pelo Libolo, que pode estar a abrir uma nova era no futebol angolano.

A vitória do Libolo no Girabola não sofre contestação. Foi a equipa que mais vezes venceu até então. Dezoito vitórias, oito empates e apenas uma derrota é o registo da formação do Kwanza Sul no principal campeonato de futebol de Angola que também tem o melhor ataque (48 golos em 27 jogos) e a defesa menos batida (13 golos encaixados).

Também foi a equipa que mais vezes goleou no Girabola (cinco) e a que deu a maior goleada, 7-0, conseguida esta jornada frente ao Sporting de Cabinda.

Depois de liderar a prova desde o início, a equipa de Zeca Amaral foi dilatando a vantagem na liderança, mercê dos deslizes dos seus principais adversários: 1º de Agosto, Petro de Luanda e Kabuscorp do Palanca.

A vantagem e o domínio eram tais que a crítica começou a falar na possibilidade de o Libolo conquistar o título sem qualquer derrota, algo que veio a "cair" na 26ª jornada em Luanda, quando perdeu por 2-4 frente ao Santos.

As emoções do Girabola´2012 centram-se agora nos lugares que dão acesso às Afrotaças, com 1º de Agosto, Kabuscorpo e Petro de Luanda a lutarem pelos últimos dois lugares no pódio. A vantagem está do lado dos "militares" que são segundo e dos "palanquinhas", terceiros na tabela. O Petro, com menos um jogo (com o Interclube) ainda pode ultrapassar o Kabuscorp e chegar ao terceiro posto.

Os vencedores dos 34 campeonatos de Angola
Petro Atlético de Luanda 15 títulos
Primeiro de Agosto 9 títulos
Atlético Sport Aviação 3 títulos
Recreativo do Libolo 2 títulos
Interclube de Luanda 2 títilos
Primeiro de Maio de Benguela 2 títulos
Sagrada Esperança 1 título