As equipas do 1º de Agosto, atual segundo classificado com 52 pontos, Petro de Luanda (3º com 50) e Kabuscorp do Palanca, quarto com menos dois, aquecem, este fim-de-semana, a disputa pelo segundo posto do Girabola2012, que dá acesso à Taça da Confederação Africana de Futebol.

Com adversários considerados “do seu campeonato”, “palanquinos” e “petrolíferos” parecem ter a missão mais difícil relativamente aos “agostinos” na 29ª e penúltima jornada da maior competição futebolística de Angola.

O Kabuscorp terá pela frente, domingo, o Interclube, quinto classificado com 45 pontos, que, embora esteja fora da corrida ao segundo lugar, pretende vencer os dois desafios que lhe restam, enquanto o Petro desloca-se ao reduto do Bravos do Maquis (7º com 39 pontos), cuja intenção é despedir-se do seu público com vitória e dignidade.

Já o 1º de Agosto vai procurar, também domingo, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, conservar o lugar, na receção a Académica do Soyo, 14º da tabela classificativa com 29 pontos.

A formação do Zaire encontra-se entre os “aflitos” e pode complicar as contas dos “militares”, que ainda assim são favoritos face a qualidade do seu plantel e a capacidade técnica individual dos seus jogadores.

Com o título já garantido, o Recreativo do Libolo (63 pontos) será visitado, sábado, pelo Atlético Sport Aviação (ASA), sexto com 40 pontos.

O Progresso do Sambizanga e o Atlético do Namibe, duas formações já com a permanência assegurada, defrontam-se, sábado, no estádio da Cidadela, em Luanda, numa altura em que os “sambilas” somam 38 pontos, em estão oitavo, e os namibenses 36, no nono lugar.

A cidade do Huambo vai testemunhar um jogo entre equipas em situação complicada, sendo que o Recreativo da Caála (10º com 34 pontos) recebe o Sagrada Esperança da Lunda Norte, (11º com 32 pontos).

Outra partida entre “aflitos” é o “derby” luandense de domingo, no Estádio dos Coqueiros, entre Santos FC (13º) e Benfica (12º), ambos com 32 pontos, ao passo que no estádio São Filipe, em Benguela, jogam os já despromovidos Nacional de Benguela e Sporting de Cabinda.

Os cabindenses têm 20 pontos, e estão na 15ª posição, e os benguelenses tem 19, em 16º e último classificado.