O Petro de Luanda e o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul empataram este domingo a dois golos, no estádio 11 de Novembro, na principal partida da 30ª é última jornada do Girabola 2012.

O desafio opunha a campeã antecipada e o Petro de Luanda que lutava pelo segundo lugar que lhe garantia uma vaga nas eliminatórias de acesso à Liga dos Clubes Campeões Africanos.

Petro, que entrou com grandes alterações em relação à equipa que apresentou quarta-feira diante do Progresso do Sambizanga, teve a iniciativa de jogo nos minutos iniciais.

Mas contra a corrente de jogo, o Recreativo do Libolo abriu o ativo com um golo de Quinzinho, depois de receber o passe de Vado e apanhar Jotabé desprevenido.

No minuto seguinte, Ben Traoré poderia ter marcado o golo do empate num remate de fora da área. Volvidos vinte e três minutos, o central camaronês Etah na zona de ponta de lança com um forte remate igualou a partida, depois de concluir um lance iniciado por Job.

No reatamento o campeão nacional, mais esclarecido no jogo, criou inúmeras oportunidades de golo mas sem conseguir concretizar.

O Petro, já com Love e Mateus em campo nos lugares de Ben Traoré e Job respetivamente, ia segurando o jogo e tentando a vitória.

Mas viria a ser o Libolo a marcar. Aos 76 minutos, Vado foi lançado em profundidade por Quinzinho, dominou e já com pouco ângulo, atirou forte, num remate cruzado que confundiu tudo e todos. O guarda-redes do Petro foi mal batido no lance.

Aos 81, Love testou os reflexos de Landu mas este espalmou a bola para fora.

O Libolo, a jogar a campeão, obrigou os do catetão a terem mais cautelas na zona defensiva.

Mas coube à Mabina voltar a empatar a partida aos 85 minutos, ele que saiu da esquerda para a direita e com um toque ligeiro bateu Landu pela segunda vez, tento bastante festejado por cerca de quinze mil adeptos.

Com este empate, o Libolo terminou com 67 pontos na liderança, enquanto o Petro de Luanda ficou em terceiro com 54.

Muita emoção no final da partida pois a mesma serviu para fazer a entrega da Taça de campeão ao Recreativo do Libolo pela conquista do bi-campeonato.