Muitas mexidas no futebol angolano. Com o término da época 2012, os clubes já preparam a temporada de 2013, com muitos jogadores e treinadores a trocarem de clube.

Love e Adawa no Kabuscorp

Com o fim do Girabola2012, o Kabuscorp do Palanca, 4º classificado, é a equipa que até ao momento mais contratações anunciou, tendo em conta a época futebolística nacional para 2013.

Contrariamente ao previsto, o grémio do palanca foi a Bulgária contratar o técnico Edu Antranik, que substitui o ucraniano Viktor Bondarenko, após três anos na liderança técnica da formação palanquina.

Segundo o presidente do clube, Bento Kangamba, o treinador de 51 anos assinou por uma época. Antranik já orientou as equipas do Leixões (Portugal), Béro e Lokomotiv Plovdiv ambos da Bulgária. A par desta contratação, o clube garantiu igualmente os serviços do avançado Love Kabungula, ex-Petro, e do médio Adawa, jogador que militava no Libolo.

«Posso afirmar que o senhor Edu Antranik já é treinador do Kabuscorp, assim como os atletas Love Kabungula e Adawa. Perdemos o Rivaldo mas estamos a fazer negociações para termos outra fera mundial mais jovem de modo a fazermos um bom campeonato», disse o presidente do Kabuscorp.

Recorde que a formação palanquina dispensou onze jogadores, com destaque para o guarda-redes Hugo, o avançado Sawu e o médio Milex que se juntam a Lelo, Kalobo, Borges, Oliveira, Bokungu, Agoya, Ndó, Silva e Buzen. Os atletas mencionados estão livres para representarem qualquer clube.

Caála contra dupla de técnicos portugueses

A direção do Clube Recreativo da Caála, por sua vez, anunciou ter chegado a acordo com os treinadores Ricardo Formosinho e Francisco Agatão, ambos portugueses, para orientarem a equipa sénior de futebol nas próximas duas épocas, e mais uma de opção.

Formosinho, de 56 anos de idade, será o treinador principal, ao passo que Francisco Agatão, 52, é o adjunto.

O Petro de Luanda já prepara a próxima temporada em que estará em três frentes: Girabola, Taça de Angola e a Taça da Confederação Africana.

Sob orientação do treinador Miller Gomes e do adjunto Mateus Agostinho "Bodunha", os treinos tem decorrido no complexo desportivo Demóstenes de Almeida uma vez por dia.

O processo serve para o técnico observar o plantel, com principal realce para os jogadores menos utilizados ao longo da temporada e alguns juniores, bem como aqueles que podem reforçar o conjunto provenientes de outras agremiações.

O período de transição encerra no final deste mês antes das férias de Dezembro e retornam a 2 de janeiro, enquanto a direção analisa o local do estágio entre Brasil, Espanha ou Portugal.

Por outro lado, Zeca Amaral, bicampeão nacional pelo Recreativo do Libolo, já é treinador do Bravos do Maquis do Moxico, tendo dito na altura da sua apresentação que não renovou com a formação libolense porque o seu ciclo já tinha terminado e que não pretendia renovar.

Zeca Amaral já orientou as equipas da Rangol, Sonangol do Namibe, Benfica de Luanda, Recreativo do Libolo e seleção nacional, enquanto, o seu atual clube terminou o campeonato na 7º posição com 37 pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.