Ernesto Castanheira já não é treinador do Atlético do Namibe. Segundo uma nota do clube, o treinador deixa de exercer as funções de treinador principal por não haver verbas para o pagar.

Segundo o documento, por dificuldade financeira que o Atlético tem enfrentado desde a sua subida à primeira divisão, a direção do clube preferiu rescindir o contrato com o treinador.

Na nota o presidente de direção, João Pedro Paxe reitera a coragem e dedicação que a equipa técnica liderada por Ernesto Castanheira teve para conquistar os objetivos no campeonato nacional da primeira divisão.

O presidente do clube, João Pedro Paxe, disse à Angop que caso não for aumentada a verba, 150 milhões de kwanzas (Um milhão, 227 mil, 259 euros) que recebe do principal patrocinador (uma empresa petrolífera) não poderá participar no Girabola 2013.

«Conseguimos alcançar os nossos objetivos, manter a equipa na I divisão, apesar das dificuldades financeiras vividas até a presente data», disse, acrescentando que num encontro mantido em Luanda com a presidência da mesa da assembleia-geral «ficou bem claro que não há condições de aumentar o referido orçamento».

«Se o valor for só para o futebol, ainda é possível fazer qualquer coisa, mas como é para a gestão completa do clube, que reúne outras modalidades, custos com pagamentos de salários aos funcionários administrativos e outras despesas, não é possível», afirmou o presidente.

Disse que a direção espera apoios dos munícipes, adeptos e toda massa associativa e principalmente do governo da província do Namibe e outras individualidades envolvidas no mundo futebolístico, como empresários, por forma a manter o clube na primeira divisão do Girabola2013.

Acrescentou que muitos atletas seguirão o mesmo caminho do técnico em busca de outros clubes pelas mesmas razões.

Recentemente, ao falar da época 2012, o técnico do Atlético do Namibe fez um balanço positivo dos dois anos à frente dos namibenses, único representante da província no Girabola.

«Conseguimos colocar a equipa na Primeira Divisão, depois de quatro anos na "Segundona" e conseguimos permanecer na primeira divisão nesta temporada com 9º lugar, o que nos satisfaz como técnico».

Ernesto Castanheira deve rumar a Portugal para uma ação de formação no V. Setúbal.