A Federação Angolana de Futebol (FAF) vai realizar eleições a 15 de dezembro próximo, segundo o deliberado pela 1ª assembleia-geral ordinária realizada recentemente, numa das unidades hoteleiras de Luanda.

A reunião foi dirigida pelo presidente da mesa da assembleia-geral, o general França Ndalu, e orientou que a comissão eleitoral fosse constituída por Domingos Torres como presidente e António da Luz para secretário. Esta comissão já está a trabalhar e vai publicar nos próximos dias o regulamento eleitoral.

Pedro Morais Neto, o atual presidente da FAF, fez saber que além da marcação da data para as eleições, o encontro serviu também para se avaliar o trabalho do seu elenco nestes 13 meses em que estiveram à frente do futebol nacional. «Além de marcarmos o dia das eleições, analisamos as questões de ordem organizativa, financeira e desportivas da federação».

Sobre o Girabola que terminou há poucas semanas, Pedro Neto faz um balanço positivo, tendo em conta o grau de competitividade do campeonato e a qualidade demonstradas pelos integrantes do mesmo.

Neto admite que o facto de se ter homologado o campeonato nacional da primeira divisão na última jornada, transmite-o uma grande satisfação. «O balanço do Girabola é positivo, penso que houve mais competitividade e qualidade também, o facto de nós termos conseguido homologar o campeonato sem contestação é para mim uma nota satisfatória».

Em relação a presença do nosso país no Campeonato Africano das Nações, CAN2013, que acontece na África do Sul, o presidente da Federação Angolana de Futebol revelou que os “palancas negras” terão uma preparação conveniente, de forma a não defraudarem as expectativas geradas.

«Nós estamos a prepara convenientemente para o campeonato e para os nossos adversários, logo estamos a prepararmo-nos bem para atuarmos melhor, evitando deste modo possíveis dissabores». Pedro Neto é presidente cessante da FAF e já confirmou que vai concorrer para a sua própria sucessão.