A equipa do Libolo está a estagiar em Portugal, com o objetivo de preparar a nova época desportiva. Depois de terem vencido o campeonato angolano, Girabola, nas últimas duas épocas, os jogadores não escondem que a sede de vitória se mantém.

«O objetivo é sempre o mesmo. Temos a Supertaça contra o Petro de Luanda e o objetivo é ganhar», referiu o capitão da equipa, Rasca, em entrevista ao SAPO Desporto.

Gomito concorda com o capitão: «A expectativa é sempre melhorar (...), estamos a trabalhar para defender o título, a ver se conseguimos ganhar o terceiro.»

No entendimento dos atletas do Libolo, o campeonato angolano está cada vez mais competitivo e a revalidação do título não vai ser fácil.

«Os nossos adversários diretos, o Petro, o 1º D'Agosto, o Kabuscorp, o ASA, o Inter, reforçaram-se muito bem. Estão com uma equipa boa. Este ano o campeonato vai ser mais difícil do que o campeonato passado», declarou Gomito. Rasca tem o mesmo pensamento: «Este ano vai ser muito mais complicado, mas nós vamos fazer o nosso trabalho para que o título não fuja ao Recreativo do Libolo.

«No futebol, o passado é museu»

Com a saída do técnico Zeca Amaral para o Bravo do Maquis, o Libolo conta este ano com um novo treinador. José Dinis não esconde o peso da responsabilidade, mas acredita num bom trabalho no seu novo clube.

«Estou aqui com expectativas elevadas, com uma grande responsabilidade, mas penso que temos condições para fazer uma excelente época. Podemos - e vamos ser - um dos principais candidatos ao título e nas outras competições, onde o Libolo não conseguiu os seus objetivos, vamos este ano tentar ser mais fortes e conseguir ir à fase de grupos [da Liga dos Campeõs africanos]. Temos condições para fazer uma excelente época.»

O treinador português disse ainda que os títulos conquistados não ganham jogos: «Como se costuma dizer, no futebol, o passado é museu.»

O novo treinador conta, para já, com duas contratações que podem ajudar na frente de ataque. João Martins, que trocou o D'Agosto pelo Libolo, acredita que pode ser campeão pelo novo clube. Além das ambições naturais de um ponta de lança, que passam por marcar «muitos golos», o internacional angolano partilhou um desejo: «Espero regressar à seleção.»

Já o português João Tomás, que deixou o Rio Ave para rumar a Angola, confessou que não conhece bem o campeonato angolano, mas que já fez «uma pesquisa na intenet». O avançado explicou também por que é que optou por esta nova experiência: «O facto de ir para um clube que luta pelo título, o facto de estar nas competições internacionais, as questões financeiras, que logicamente também contam, e eu sou uma pessoa que gosta de enfrentar novios desafios.»

Durante o estágio, a equipa efetuou vários jogos treino, que, segundo os jogadores, correram «bem». O plantel do Libolo parte para Angola no dia 7 de fevereiro. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.