A criação de uma liga de futebol em Angola passa pela adoção de uma legislação que consagra o estatuto do profissionalismo no desporto, disse hoje, em Luanda, o presidente do conselho técnico da federação angolana da modalidade, Nando Jordão.

Em declarações à Angop, o dirigente sugeriu que se tivesse como exemplo o modelo de Portugal, onde no seu entender os clubes são mais organizados e cumprem com diversas obrigações e impostos.

A definição do estatuto do futebolista profissional, e do desportista em geral, seria um dos pressupostos para a constituição de uma Liga no país, argumentou.

Nando Jordão afirmou que, além de ser da principal responsabilidade dos clubes, o assunto deve merecer atenção e o tratamento por parte das demais instituições do país, no sentido de se adotar uma legislação que abarque o profissionalismo.

A ideia da institucionalização de uma liga de futebol de clubes profissionais em Angola foi apresentada há mais de dez anos, por dirigentes desportivos, mas a proposta não gerou ainda grande simpatia, apesar de se iniciarem discussões a este respeito.