O Petro de Luanda regressou as vitórias ao vencer o ASA por 2-0, em jogo antecipado da sexta jornada do Girabola 2013. Os golos dos Petrolíferos foram marcados por Job, de grande penalidade, e Osório.

Depois de três jogos em que o Petro somou duas derrotas e um empate, a formação de Miller Gomes ganha novo fôlego na luta pelo primeiro lugar do Girabola. Num encontro importante antes das Afrotaças, os Petrolíferos fizeram valer o seu maior favoritismo e bateram a jovem formação aviadora. Mas não foi nada fácil.

Os primeiros minutos do encontro pertenceram ao ASA, que criou muito perigo pelo seu lado direito, onde Amarílio levou sempre a melhor sobre Cassoma, lateral esquerdo do Petro na ausência de Miguel, lesionado. Mas os avançados Aviadores não deram a melhor sequência as jogados do extremo Amarildo.

O Petro sentia enormes dificuldades para criar verdadeiras oportunidades de golo, fruto de muita lentidão do seu meio-campo.

O mínuto 34 acabou por ser decisivo no encontro. O árbitro Francisco Mazale transformou um penálti sobre Toni Osódio, após empurrão de Cassoma dentro da área, em simulação, numa decisão muito contestada pelos jogadores do ASA.

No lance seguinte, o árbitro deu penálti para o Petro, numa jogada onde não se vislumbra falta. Flávio lançou Buá, o guarda-redes Ângelo saiu à bola mas não tocou nem no esférico nem no avançado. Buá caiu na área, ficou a contorcer-se com dores e o árbitro entendeu que tinha sido derrubado em falta. Na marcação do penálti, Job atirou para o fundo da baliza. Não festejou o golo por respeito ao ASA que o lançou no futebol angolano.

A seguir ao golo, o Petro ganhou tranquilidade e passou a mandar no encontro. No segundo tempo, o jovem treinador do ASA, Ricardo Almeida de 29 anos, lançou Abdul e Riddy para tentar inverter o rumo dos acontecimentos.

Mas viria a ser o Petro a chegar ao 2-0, por intermédio de Osório. O médio marcou um livre para a área, a bola fez um arco, não bateu em ninguém e entrou diretamente na baliza de Ângelo.

A partir do 2-0 os Petrolíferos limitaram-se a gerir o encontro e o desgaste físico, embora nunca abdicando de atacar.

Com este resultado, o Petro chegou aos dez pontos e apanhou o 1º de Agosto e o Desportivo da Huíla no segundo posto do Girabola 2013.