O 1º de Agosto venceu o 1º de Maio de Benguela por 5-1, em jogo em atraso da sexta jornada do Girabola 2013. David, Mingo Bile, Zola Matumona, Keita (auto-golo) e Hélder (auto-golo) fizeram os tentos dos "militares", Gerson fez o tento de honra dos benguelenses.

Depois da eliminação das Afrotaças às mãos do Esperance de Tunis da Tunísia e de uma derrota no Girabola com o Sagrada Esperança, os "militares" precisavam urgentemente de um bom resultado para dar um sinal de vitalidade aos seus adeptos.

E este sinal apareceu em forma de goleada ao 1º de Maio, num jogo onde veio ao de cima uma maior eficácia dos comandados de Romeu Filemon, ao contrário do 1º de Maio que falhou muitos golos.

A entrada do 1º de Agosto foi forte. Ainda as duas equipas estavam em fase de estudo quando David fez o 1-0, dando uma certa tranquilidade a turma "militar".

A resposta "proletária" não tardou, com Panjani a ver Hugo negar-lhe o empate. Minutos depois foi Lelas a falhar, de forma incrível, um golo que poderia ter dado outro rumo ao encontro. O avançado, em zona privilegiada, atirou para fora, quando tinha a baliza a sua mercê.

Num jogo de parada e resposta, os avançados mostravam estar em dia não, falhando golos escandalosos. Neste aspeto, David do 1º de Agosto “abusou” da sorte e desperdiçou um punhado de oportunidades escandalosas. Mingo Bile também entro na festa das oportunidades falhadas, ao atirar para fora duas grandes chances de marcar.

Antes do intervalo, Gerson atirou ao poste da baliza de Hugo, num remate cruzado. O médio cabo-verdiano foi o melhor elemento dos benguelenses, tendo apontado o tento de honra do 1º de Maio no segundo tempo, aproveitando uma asneira de Jorge. Antes poderia ter marcado mas foi atrapalhado por um colega na hora do remate.

Com o jogo a cair de intensidade no segundo tempo, o 1º de Agosto passou a ter uma postura mais defensiva, saindo em contra-ataque, causando o pânico na área benguelense que estava desesperadamente à procura de um golo que o pudesse relançar no jogo.

A defensiva "proletária" que até tinha estado bem na 1ª parte, desmoronou-se na segunda, com as investidas "militares" e os golos começaram a sair com alguma naturalidade, no meio de alguns falhanços.

Zola Matumona fez o 2-0 de penálti, num lance onde não pareceu haver falta sobre Mingo Bile. O mesmo Mingo Bile fez o 3-0 de cabeça, após passe de Amaro, antes de dois auto-golos dos benquelenses.  Primeiro foi Keita que, ao tentar afastar a bola com um pontapé de bicicleta, atirou para a própria baliza. Gerson ainda reduziu mas Hélder haveria de fazer mais um auto-golo, desviando um cruzamento de Mingo Bile para a própria baliza.

O resultado acaba por ser demasiado pesado por aquilo que fez o 1º de Maio. O 1º de Agosto isola-se assim no segundo lugar do Girabola  com 13 pontos, menos três que o Kabuscorp, que empatou a zeros com o Caála.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.