A equipa de futebol do Domant FC, da província do Bengo, estará ausente esta temporada de todas as provas oficiais da federação angolana da modalidade, por opção da sua direção. A informação foi avançada à Angop pelo director geral do clube, Jorge Paulo.

O responsável explicou que a ausência se deve, sobretudo, a necessidade de concentrar esforços na conclusão das obras das instalações do clube, que além da área administrativa comporta um campo de futebol, no município de Cacuaco, em Luanda.

O Domant pretende competir somente no campeonato provincial do próximo ano, altura em que se prevê estar a equipa mais organizada e com as infraestruturas já em funcionamento, proporcionando condições suficientes para disputar o apuramento à primeira divisão em pé de igualdade com clubes de renome.

Jorge Paulo informou que este ano o Domant FC está apenas a trabalhar com escalões de formação, acrescentando ao futebol as modalidades de atletismo e basquetebol.

O dirigente adiantou, por outro lado, que a falta de «verdade desportiva» verificada pela sua direção o ano transacto na segunda divisão influenciou na decisão.

Em 2012 o Domant FC perdeu o 1º lugar da série A de apuramento ao presente Girabola para o Porcelana FC do Kwanza Norte, devido ao facto de lhe ser retirado pontos conquistados a uma equipa que desistiu na reta final do torneio, situação considerada anómala pela direção do clube do Bengo.

«Os constantes atropelamentos cometidos pelos diversos órgãos da FAF, com realce para os acontecimentos registados na última edição da Segundona em que a equipa disputou o apuramento, também influenciou nesta decisão», afirmou.