As equipas do Progresso Sambizanga e do 1º de Agosto protagonizam domingo, em Luanda, o jogo de destaque da sétima jornada do Campeonato Angolano de futebol da 1ª divisão, a disputar-se no Estádio da Cidadela.

Sendo um dos mais antigos “derbies” da capital angolana e aguardado com expectativa pelos amantes do futebol, o clássico vai opor o 11º, o Progresso, ao segundo classificado, o D´Asgoto, com 6 e 13 pontos respetivamente.

Embora se espere o reeditar de um duelo renhido, a julgar pelo histórico entre os dois emblemas, há maiores probabilidades de triunfo para os “militares”, dirigidos pelo técnico Romeu Filemon. Em caso de vitória, os agostinos juntam-se ao Kabuscorp na liderança, com 16 pontos.  

Já os “sambilas”, orientados por David Dias, tentarão contrariar o relativo favoritismo do adversário, com principal propósito de melhorar a classificação.

No último desafio entre ambos, na 18ª ronda do Girabola 2012, empataram a uma bola no Estádio 11 de Novembro, com golos de Amaro e Chico. Este resultado prevê que o embate possa "arrastar” muito público à Cidadela, que se situa numa zona de fácil acesso aos adeptos.

O 1º de Agosto tem ambição de resgatar o título, perdido em 2007, para o Interclube, e vem de goleada sobre o 1º de Maio de Benguela, nesta quarta-feira, ao passo que o Progresso empatou a uma bola com o Benfica de Luanda.

O Progresso do Sambizanga nunca conquistou o campeonato angolano. Ganhou apenas a Taça de Angola, na década de 1990, e tem como meta principal situar-se entre os cinco primeiros do Girabola 2013.

Mesmo sem o carácter das edições anteriores, quando nos dois conjuntos despontavam nomes como Napoleão, Zeca, Lourenço, N’dongala, Ivo, Tandu, Mesquita, Julião, Luvambo, Garcia, N’dunguidi, Vieira Dias e Alves, pelos militares, e Luís Cão, Jaime, Santo António, Ferreira Pinto, Salviano, Augusto Pedro, Praia, Dany, Mirrage, Sakaneno e Santinho, para os progressistas, espera-se um equilibrado.

A jornada abre sábado, com o campeão Recreativo do Libolo a visitar o 1º de Maio. O líder Kabuscorp do Palanca recebe o Benfica de Luanda, o Porcelana FC mede forças com FC Bravos do Maquis, numa ronda onde jogam Atlético do Namibe – Sagrada Esperança e Santos FC – Bravos do Maquis.  

A jornada termina no domingo com o Petro de Luanda – Interclube e Desportivo da Huíla – Atlético Sport Aviação.