As equipas do Progresso Sambizanga e do 1º de Agosto protagonizam domingo, em Luanda, o jogo de destaque da sétima jornada do Campeonato Nacional de futebol da 1ª divisão (Girabola2013), a disputar-se no Estádio da Cidadela.  

Sendo um dos mais antigos “derbies” da capital do país e aguardado com expectativa pelos amantes do futebol, o clássico vai opor o 11º (Progresso) ao segundo classificado, com 6 e 13 pontos, respectivamente. 

Embora se espere o reeditar de um duelo renhido, a julgar pelo histórico no desafio entre os dois emblemas, há maiores probabilidades de triunfo para os “militares”, dirigidos pelo técnico Romeu Filemon. Em caso de vitória, os agostinos juntam-se ao Kabuscorp, líder com 16 pontos.  

Já os “sambilas”, orientados por David Dias, tentarão contrariar o relativo favoritismo do adversário, com principal propósito de melhorar a classificação.

No último desafio entre ambos, na 18ª ronda do Girabola 2012, empataram (1-1), no Estádio 11 de Novembro, com golos de Amaro e Chico. Este resultado prevê que o embate possa “arrastar” muito público à Cidadela, que se situa numa zona de fácil acesso dos adeptos.

O 1º de Agosto tem ambição de resgatar o título, perdido em 2007, para o Interclube, e vem de goleada sobre o 1º de Maio de Benguela, nesta quarta-feira, ao passo que o Progresso empatou (1-1) com o Benfica de Luanda.

O Progresso do Sambizanga nunca conquistou o campeonato nacional. Ganhou apenas a Taça de Angola, na década de 1990, e tem como meta principal situar-se entre os cinco primeiros do Girabola2013.

Mesmo sem o carácter das edições anteriores, quando nos dois conjuntos despontavam nomes como Napoleão, Zeca, Lourenço, N’dongala, Ivo, Tandu, Mesquita, Julião, Luvambo, Garcia, N’dunguidi, Vieira Dias e Alves, pelos militares, e Luís Cão, Jaime, Santo António, Ferreira Pinto, Salviano, Augusto Pedro, Praia, Dany, Mirrage, Sakaneno e Santinho, para os progressistas, espera-se por jogo equilibrado.

Possuindo actualmente exímios executantes, com realce para o médio Mingo Bille e o avançado Yano, o melhor jogador e marcador da competição passada, as duas formações atestam o valor e a importância do grande desafio da semana.

A jornada abre sábado, com o campeão Recreativo do Libolo (16º/2 pontos) a visitar o 1º de Maio (10º/7), o líder Kabuscorp do Palanca (1º/16) recebe o Benfica de Luanda (9º/7), o Porcelana FC (12º/6) mede forças com FC Bravos do Maquis (7º/9), numa ronda onde se prevê também o Atlético do Namibe (15º/4) – Sagrada Esperança (6º/9) e Santos FC (13º/5) – Bravos do Maquis (7º/9).  

Domingo encerra com o Petro de Luanda (5º/10) – Interclube (4º/11) e Desportivo da Huíla (3º/11) – Atlético Sport Aviação (14º/5).