Um golo madrugador de Adawa, aos 12 minutos, garantiu os três pontos do Kabuscorp do Palanca na vitória sobre o 1º de Agosto, em partida da oitava jornada do Campeonato Nacional de futebol (Girabola) disputada este sábado, no estádio 11 de Novembro, em Luanda.

A formação do Palanca continua imbatível na prova, somando a sua sétima vitória.

No entanto, o resultado não reflete o desempenho das duas equipas, uma vez que o 1º de Agosto dominou o jogo, diante de um adversário que marcou e limitou-se a defender a vantagem na maior parte do jogo.

Ao Kabuscorp valeu-lhes a eficácia de concretizar a primeira e única ocasião de golo, ao contrário do seu adversário que criou muitas, mas não materializou.

O 1º de Agosto era a equipa que mais chegava à baliza adversária, com destaque para as investidas de Mingo Bille, da direita do seu ataque, mas foi o Kabuscorp o primeiro a marcar aos 12 minutos, por Adawa, que num livre à entrada da área bateu Hugo que se encontrava mal colocado.

Em desvantagem muito cedo, os “militares” intensificaram as acções ofensivas, mas não conseguiam chegar ao golo. Aos 29 minutos Romeu Filemon substituiu Fucky por Ary, reforçando o lado esquerdo do seu ataque que estava dependente das iniciativas individuais de Amaro. Por sua vez, o Kabuscorp, liderado por Lamí, procurava o segundo.

Seguiu-se um período muito equilibrado, com as duas equipas a apostarem no ataque, tornando o encontro emotivo e vistoso para os cerca de 30 mil espetadores. Até ao intervalo o resultado manteve-se.

Na segunda parte os “militares” entraram “transfigurados”, já com o avançado congolês Kabamba em campo, que substituiu Jorge, e passaram a dominar totalmente o jogo, mas os avançados mostravam-se ineficazes na finalização. Aos 57 e 63 minutos Abolá evitou o empate, defendendo os remates de Ary e Chileshi, em duas flagrantes ocasiões de golo.

Sem reação, tendo em conta a avalanche ofensiva do adversário, o Kabuscorp limitou-se a defender a magra vantagem trazida da primeira parte. Na cobrança de um livre à entrada da área, aos 71 minutos, Amaro rematou ao poste e um minuto depois David, diante do guardião adversário, rematou por cima da baliza.

Com as entradas de Breco e Fiston, para os lugares de Adawa e Mpele Mpele, a formação do Palanca, a dez minutos do final do encontro, realizou “timidamente” algumas jogadas de contra-ataque, mas sem criar perigo.

Aos 86 minutos, Meyong “bate” Kali em velocidade e sofre falta, quando se dirigia para baliza, originando o segundo amarelo do defesa central, que foi expulso.

Assim, a equipa do Palanca soma agora 22 pontos na liderança do Girabola, ao passo que o 1º de Agosto baixou para o terceiro posto, com 13.