O 1º de Agosto colocou-se na terceira posição do Girabola 2013, ao vencer o Santos FC por 3-2, em jogo da nona jornada, disputada no estádio dos Coqueiros, em Luanda.

Os militares, muito cedo, abriram o marcador com golo apontado por Kalulika aos dois minutos, numa jogada em que Matumona põe o seu colega isolado frente ao guarda-redes Gerson, rematando forte sem oportunidade de defesa.

Os santistas não se intimidaram diante do golo madrugador, mas aos oito minutos os pupilos de Roméu Filemon chegaram aos 2-0, por intermédio de David.

Em resposta, o técnico do Santos, Luís Quintas, fez a primeira substituição, tirou Cabiri e no seu lugar entrou Didi. Nove minutos depois, a formação do “Morro Bento ” subiu para o ataque e, beneficiando de um livre a escassos metros da grande área do adversário, Manguxi reduziu para 3-1, resultado que permaneceu até ao intervalo.

No reatamento, os donos da casa entraram com vontade de chegar ao empate, apesar do grande esforço dos seus avançados como Paz, Guelord, Gilson e Riquinho que procuravam golo mas sem êxito. Pelo meio Manguxe desperdiçou uma grande penalidade.

O Santos FC beneficiou de autogolo de Fissi, defesa do 1º de Agosto, para reduzir, numa jogada de confusão quando este tentava atrasar para o guarda-redes aos 66 minutos, terminando assim a partida em 3-2.

Com este triunfo, o 1º de Agosto ocupa a terceira posição com 16 pontos, atrás do líder Kabuscorp (25). O Santos FC desceu para a décima segunda posição com nove pontos.

Na próxima jornada (10ª), o 1º de Agosto defronta o Petro de Luanda, ao passo que o Santos FC vai a Calulo defrontar o recreativo do Libolo.