A cidade de Luanda e a vila de Calulo, na província do Kwanza Sul, serão palcos hoje, quarta-feira, de quatro jogos da 14ª jornada do campeonato angolano de futebol da I divisão, destacando-se o 1º de Agosto-ASA e Progresso-Petro.

Na capital angolana, o estádio 11 de Novembro vai albergar o “derby” mais antigo entre o 1º de Agosto e o Atlético Sport Aviação (ASA), duas formações que começaram a principal competição em 1979 quando foi disputada em séries.

Na altura desfilavam pela equipa militar jogadores como Napoleão Brandão, Lourenço, Julião Dias, Dongala, Tandu, Ndunguidi e Carlos Alves, enquanto Rola, Geovetty, Juju, Eduardo Machado e Lutandila destacavam-se no conjunto “aviador”.

Na presente edição, o 1º de Agosto ocupa o segundo lugar com 26 pontos contra dez do ASA, no penúltimo posto. Este encontro tem lembrança apenas pelas trajetórias e não pelos níveis competitivos de cada um.

O Progresso do Sambizanga será visitado, na Cidadela, pelo Petro, num desafio que está ser aguardado com interesse, a julgar pelas posições na tabela, ambos com 17 pontos, em sétimo e oitavo lugares respetivamente, com vantagem para os sambilas. Em 2012, o Progresso venceu por 3-1 na primeira volta e na segunda por 1-0.

No mesmo dia realiza-se o terceiro “derby” luandense, entre o Benfica, 13º com 13 pontos e o Interclube, quarto com 21.

Na vila de Calulo, o Recreativo do Libolo, bicampeão angolano, será visitado pelo FC Bravos do Maquis do Moxico, numa partida que vai marcar o reencontro entre o técnico Zeca Amaral que regressa no reduto onde conquistou dois campeonatos consecutivos. Na classificação, os anfitriões somam 15 pontos, e são nono, enquanto os visitantes estão em terceiro com 24.

A ronda prossegue sábado e domingo com o seguinte cartaz:

(Sábado)

Sagrada Esperança – Porcelana FC do Kwanza Norte   (Dundo)

1º de Maio de Benguela – Desportivo da Huila   (Benguela)

Kabuscorp do Palanca – Santos FC (Estádio dos Coqueiros)

(Domingo)

Recreativo da Caála do Huambo – Atlético do Namibe (Kuricutelas)

O Kabuscorp lidera com 33 pontos, enquanto o ASA e o Santos FC ocupam a última posição com dez pontos cada.