Com golos de Flávio e Ben Traoré ainda na primeira parte, o Petro de Luanda venceu esta quarta-feira no estádio da Cidadela o Progresso do Sambizanga por 2-0, em desafio da 14ª jornada do campeonato angolano de futebol da primeira divisão.

Com um jogo mais vistoso e a jogar com dois avançados, o Petro de Luanda teve a iniciativa do ataqu, chegando por diversas vezes à baliza do Progresso, que se mostrava tímido para subir no terreno.

Foram necessários seis minutos para os "tricolores" abrirem o ativo por intermédio de Flávio, que respondeu de forma acertada a um cruzamento de Job no lado esquerdo do ataque do Petro de Luanda.

Sem mostrar sinal de moral baixa, a formação do Sambizanga lutava para chegar ao tento da igualdade, mas a defesa contrária liderada por Bastos e Etah impedia tudo.

Com o jogo controlado, o Petro de Luanda chegou ao segundo golo, desta vez por Ben Traoré, numa jogada que teve novamente a intervenção de Job, que cruzou para o avançado senegalês fazer o segundo da tarde, quando estavam decorridos 38 minutos.

No segundo tempo, com o sentido de mudar a forma de jogar da equipa, o treinador dos sambilas, David Dias, colocou em campo Chico II e Viete para ocuparem as vagas de Chico Belt e Mano, no meio-campo e ataque, respetivamente.

Durante muitos minutos, o Petro de Luanda mandou no jogo mas também fartou-se de falhar golos, quer por Ben Traoré, quer Flávio e Dany. Yano, a principal referência do ataque do Progresso, teve uma oportunidade para fazer o tento de honra, depois de passar pela defesa dos "tricolores" mas não teve serenidade na hora de definir a jogada.

Jairzinho mostrou ter algum traquejo com a bola, no pouco tempo que esteve em campo. Criou calafrios à defesa da equipa adversária.

O guarda-redes Vozinha esteve bem na baliza ao impedir golos dos jogadores da equipa petrolífera, que tudo tiveram para sair do estádio da Cidadela com um resultado mais volumoso.

A parte final do desafio ficou marcada com os assobios dos adeptos do Progresso do Sambizanga, que se encontravam na bancada central. Descontentes com o resultado, os adeptos exibiram lenços brancos para solicitar a demissão do treinador David Dias

Na temporada 2012, nas duas partidas efetuadas entre ambos para o Girabola, os sambilas venceram por 3-1 na Cidadela e 1-0 no estádio 11 de Novembro.