Um golo solitário do avançado Guilherme Afonso, apontado aos 39 minutos, foi quanto bastou para o 1º de Agosto vencer, no passado sábado à tarde, no estádio Kurikutelas (Huambo), o Recreativo da Caála para a 16ª jornada do Girabola.
Apesar do ligeiro equilíbrio que imperou no desafio, os “militares” tiveram sempre a iniciativa de jogo ofensivo, ante um adversário que se revelou pouco consistente na ligação entre os setores e sem muitas soluções para armar ações de ataque.
As poucas vezes que os donos de casa tentaram levar perigo ao reduto contrário, através de futebol direto, as jogadas eram facilmente paradas pelo setor defensivo do 1º de Agosto.
O primeiro sinal de golo eminente aconteceu aos 15 minutos por intermédio de Mingo Bille que, isolado na área do Caála, rematou contra o corpo do guarda-redes Lókwa. A reação dos donos de casa surgiu aos 31 minutos quando Shay, depois de passar pelo guarda-redes Hugo, não conseguiu dar melhor seguimento ao lance.
A partir daí, as equipas procuraram, cada uma, reduzir os espaços de jogo do adversário e chegando mais próximo e com perigo junto da baliza, embora a organização tática do 1º de Agosto continuasse a sobrepor-se aos intentos ofensivos da formação anfitriã.
Na segunda parte, os caalenses entraram melhores no jogo e desde muito cedo foram procurando superiorizar-se. Como era de esperar, os donos de casa tentaram equilibrar a partida, povoando mais o meio campo para impedir que os “militares” tivessem espaço para circular a bola e armar jogadas de ataque, como aconteceu na etapa inicial.
Contudo, apesar do esforço, não conseguiu igualar o marcador, fruto das poucas situações eminentes de golo criadas.