Sagrada Esperança-Interclube é o desafio de maior cartada da décima sétima jornada do campeonato angolano de futebol, aberta na passada terça-feira, na vila de Calulo, com triunfo por 2-1 do Recreativo do Libolo sobre o Recreativo da Caála do Huambo.  

Separados por dois pontos (26 contra 24), em quarto e sexto lugares, com vantagem para os anfitriões, o confronto programado para sábado na cidade do Dundo, está a ser aguardado com muita expetativa, face a diferença pontual na tabela classificativa.

Em caso de vitória, os "diamantíferos" vão conservar o posto que ocupam, mas se perderem, a tabela vai sofrer muitas alterações, já que o Petro de Luanda também está a espreita.

Os “petrolíferos” da capital do país (quintos com 24 pontos) perseguem o título perdido em 2010 para o Interclube. Nesta ronda deslocam-se sábado ao terreno do Atlético do Namibe, que ocupa a modesta 13ª posição com 15 pontos.

O líder, Kabuscorp do Palanca, com 38 pontos, será visitado pelo Porcelana do Kwanza Norte, décimo colocado com 17 pontos, num confronto em que os anfitriões são favoritos, mesmo não tendo vencido nas duas últimas jornadas.

Os visitantes começaram bem este segundo turno da competição, com triunfo sobre o 1º de Maio de Benguela, enquanto o Kabuscorp consentiu um empate nulo no terreno do Desportivo da Huila.

O 1º de Agosto, segundo com 33 pontos, recebe sábado no estádio 11 de Novembro, o Benfica de Luanda, 12.º com 16 pontos, no reencontro entre Romeu Filemon, novo técnico dos encarnados, com a sua antiga equipa.

Os “militares” são favoritos, mas nos encontros com o conjunto da “águia” da capital sempre enfrentaram dificuldades.

O Progresso do Sambizanga, também com um bom início nesta segunda volta e que ocupa o sétimo posto com 23 pontos, será anfitrião do FC Bravos do Maquis do Moxico, terceiro com 31 pontos.

A formação do leste do país, afeta a Caixa Social das Forças Armadas Angolanas, está a realizar um brilhante campeonato, sob comando técnico do angolano Zeca Amaral, bicampeão angolano pelo Recreativo do Libolo.

Outras partidas não menos importantes vão envolver equipas que lutam para a sobrevivência, designadamente Santos (15º com 13 pontos) Desportivo da Huila (11º - 16) e 1º de Maio de Benguela (14º com 15) e ASA, 16º e ultimo classificado com 11 pontos.