O FC Bravos do Maquis foi derrotado hoje, no estádio Mundunduleno, no Luena, por 0-1, pelo líder do Girabola2013, Kabuscorp do Palanca (44 pontos), no jogo de cartaz da 18ª ronda do campeonato nacional de futebol da primeira divisão.

Apesar de jogar em casa, o Maquis não conseguiu evitar a segunda derrota no campeonato, curiosamente com o mesmo oponente, após 1-4, na primeira volta.

No 12º duelo entre ambas formações no seu histórico (8 vitórias do Kabuscorp, três derrotas e um empate), os caseiros entraram bem e impuseram o seu jogo, dominando o meio campo e incomodaram a baliza de Abelá, guarda-redes visitante.

O Kabuscorp apresentou uma linha intermédia "apática", com Meyong, Lamy e Adawa a serem muito "marcados" por Totó, Joel e Bota. Oliveira, médio ofensivo maquisarde, também esteve bem, na missão defensiva. A primeira metade terminou com falhanços de Oliveira que, na pequena área rematou para fora, e Totó que chutou na trave.

No reatamento, Joka incomodou a baliza palanquina com um remate que passou por cima, após cruzamento de Oliveira.

Aos 50 minutos, o "capitão" Benvindo voltou a falhar uma oportunidade de golo do Bravos do Maquis, que a meio de muitos falhanços sofreu o único tento da partida.

Kibeixa foi o "carrasco" dos maquisardes, com um remate a entrada da área, de recarga, que só parou no fundo da baliza de Tshierry. Foi a primeira derrota em casa (após 10 vitórias e seis), mas o segundo desaire na prova.

Zeca Amaral, técnico maquisarde, ainda tentou fluir o sector avançado com as entradas de Zé Kalanga no lugar de Bota, 59', Totó (Santana, 79') e Chole (Debele, 75'), mas sem sucesso.

Entretanto, o autor do golo, Kibeixa, foi expulso pelo árbitro Pedro dos Santos, por jogo violento a Santana, aos 69 minutos.

Fundado a 28 de Julho de 1983, o Maquis em véspera do seu 30º aniversário não conseguiu evitar a derrota.