Dezasseis pessoas morreram e quatro outras estão gravemente feridas, na sequência de um acidente de viação, ocorrido domingo, na localidade do Kulango, município do Lobito, província de Benguela. As vítimas são adeptos da equipa de futebol da Académica do Lobito.

De acordo com o porta-voz do comando municipal da Polícia Nacional, inspetor-chefe Enoque Chicunha, o acidente ocorreu na estrada 250, quando a viatura que transportava os adeptos embateu contra um camião que se encontrava avariado. O excesso de velocidade esteve na base da tragédia.

O oficial adiantou que 14 pessoas, das quais o motorista do Toyota Hiace, perderam a vida no local. Outros dois faleceram no Hospital Geral do Lobito, enquanto os quatro feridos estão sobe cuidados intensivos na mesma unidade sanitária.

Os adeptos da equipa petrolífera regressavam da vizinha província do Huambo, onde assistiram a partida de futebol da terceira jornada da serie B, em que a Académica perdeu para o Petro do Huambo, por 2-0.

Esta é a segunda tragédia envolvendo adeptos que regressavam de um jogo. A primeira aconteceu no ano passado (4 de Agosto de 2012), com a claque da equipa do Kabuscorp do Palanca, de Luanda, onde pereceram 24 adeptos.