O Atlético Petróleos do Namibe, única equipa da província no Girabola, vai desistir na próxima temporada, anunciou à Angop o presidente do clube, João Pedro Paxe. 

A decisão de desistência foi tomada pela direção do clube devido a problemas financeiros da equipa no presente campeonato, com atrasos de verbas por parte da empresa patrocinadora (Chevron) para pagamento de salários, prémios de jogos e deslocações do plantel.

De acordo com o dirigente, o Atlético era patrocinado anualmente com 150 milhões de kwanzas, valor reduzido no meio do ano a 100 milhões, insuficientes para as despesas.

«Deste valor recebemos nesta última terça-feira, 20 milhões de kwanzas, para suprir as dividas que temos com os atletas, membros do clube e o restante segundo a empresa patrocinadora será pago em cinco prestações até ao final do ano. É para ver que com este processo não será possível fazer desporto. Decidimos não participar na próxima época, caso o Atlético se mantenha na primeira divisão», acrescentou.

Com 28 jogadores, o Atlético tem vivido nos últimos quatro meses dificuldades financeiras e já provocaram a desvinculação de alguns como Hélder (guarda-redes) e Sassoma (avançado).

«Não é possível participar no campeonato nacional com um valor inferior a 300 milhões de kwanzas e quando isto acontece o clube ou fica em dívida com os atletas ou tem mesmo que desistir e nós optamos por esta última via, desistir», sublinhou.

A nível do governo da província há pouca hipótese de ajuda financeira, ressaltou, tendo apelado à classe empresarial, sociedade civil e entidades individuais a apoiarem. «Mas até ao momento sem resultados nenhuns», referiu.

O Atlético do Namibe é penúltimo colocado no Girabola2013. Em 21 jornadas, obteve quatro vitórias, cinco empates, 12 derrotas, 20 golos marcados, 42 sofridos e soma 17 pontos, a nove jornadas do fim do campeonato.

Na 22ª jornada, a equipa vai defrontar o Sagrada Esperança da Lunda Norte.