Ao vencer hoje, no estádio da Cidadela, o Atlético por 5-0, o Progresso do Sambizanga aumentou a crise do Namibe na luta para a permanência no Girabola.

Com esta derrota, o Atlético é o 16º com 20 pontos, ao passo que o conjunto sambila soma 32 em oitavo.

Mano (9), Yano (41 e 59), Massinga (66 e 79) apontaram os golos do Progresso que dominou completamente a segunda parte, diante de um adversário sem motivação para continuar, depois de sair a perder por 0-2 ao intervalo.

Na primeira parte, o Progresso entrou a pressionar pelas alas, com Mano (esquerda) e Paz (direita) a criarem perigo na defensiva contrária e que muito cedo chegou ao golo por Mano.

O Atlético tentou responder em contra-ataques, mas falhava na finalização. Com um futebol mais esclarecido, o Progresso marcou o segundo por Yano, fixando o resultado ao intervalo em (2-0).

Depois de uma primeira parte razoável, onde ainda procurou o golo com alguma “garra”, na etapa complementar o Atlético do Namibe entregou o jogo ao Progresso. Diante de um adversário apático, a formação do Sambizanga poderia ter marcado mais golos e “construído” um resultado histórico, mas os seus jogadores foram perdulários no momento da finalização.

Aos 59 minutos, Yano marcou o seu segundo golo e terceiro da equipa, depois de uma falha defensiva da equipa do Namibe, que deixou o dianteiro adversário com o guarda-redes. Aos 66, Massinga beneficia de uma jogada individual de Paz e amplia para quatro zero.

O mesmo Massinga bisou aos 79 de cabeça, dando sequência a um cruzamento de Nandinho da direita. Seguiu-se um festival de falhanços protagonizado pelo Progresso até ao apito final.