O presidente do Kabuscorp, Bento Kangamba, afirmou que o projeto de construção de um complexo desportivo, onde está incluindo um estádio de futebol com capacidade para 16 mil espectadores, «está para breve» na comuna de Camama, município de Belas.

O responsável informou que este empreendimento está orçado em cerca de dez milhões de dólares norte-americanos, tendo avançado que já foi pago 50 porcento do valor a um consórcio composto por construtoras da China e do Brasil.Acrescentou que está já a ser feito o estaleiro e montagem do sistema de fornecimento de água e energia elétrica para o arranque das obras.

O projeto inclui a construção de um complexo residencial, centro de estágio e recintos para a prática de modalidades de sala e campo de futebol para treinos.

Bento Kangamba disse que com base num acordo com o Ministério da Juventude e Desportos, a sua agremiação vai igualmente reabilitar e ter a gestão do campo do São Paulo, onde pretende construir uma academia desportiva.

Apesar dos maus resultados da seleção angolana em quase todas competições em que esteve envolvida, o presidente do Kabuscorp considerou o Girabola uma competição forte, colocando-o entre as cinco melhores do continente, onde evoluem jogadores nacionais e estrangeiros com qualidades técnico-táticas.

Perfil do Kabuscorp Sport Clube do Palanca

O Kabuscorp Sport Clube do Palanca, conhecido somente por Kabuscorp, é um clube de futebol fundado em 1994, com sede em Luanda, na comuna do Palanca, distrito urbano do Kilamba Kiaxi.

O Kabuscorp do Palanca teve origem no município do Cazenga. Aos fim-de-semana os jovens residentes nos bairro do Palanca, Rangel e do Cazenga promoviam jogos a nível da comunal e intermunicipal.

Depois de algum tempo, formou-se um clube cujos integrantes eram os jovens do Cazenga e do Palanca, que uniram esforços e começaram a fazer jogos amigáveis na província de Luanda.

Com o decorrer do tempo, o clube foi organizado, e foram criados e oficializados os estatutos. O Clube então reconhecido na Delegação Provincial dos Desportos e entrou para os campeonatos oficiais (provinciais e nacionais).

Antes de se sagrar campeão nacional, o feito mais destacado era o 2º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão em futebol, em 2011.

O Kabuscorp sagrou-se no último sábado, em Benguela, campeão angolano de futebol, ao vencer o 1º de Maio por 2-1, no Estádio de Ombaka, e tornou-se deste modo, no oitavo clube a inscrever o seu nome na galeria dos vencedores da prova iniciada em 1979.

Além do futebol a coletividade tem ainda as modalidades de andebol, atletismo e hóquei em patins.