Angola

14-10-2013 21:58

Seis 'aflitos' na reta final do Girabola

O campeonato termina com três despromovidos, cujos lugares serão ocupados por Sporting de Cabinda, Sport Lubango e Benfica e União Sport do Uige.
Seis 'aflitos' na reta final do Girabola

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Seis equipas, das quais três de Luanda, encontram-se em situação de despromoção, após a disputa, no fim-de-semana, da 27ª jornada do Campeonato Angolano de futebol da primeira divisão (Girabola2013), onde o Kabuscorp do Palanca já é o campeão antecipado.

Em condições mais aflitivas estão o Santos FC, Atlético do Namibe, Porcelana FC, Atlético Sport Aviação (ASA), 1º de Maio, e Benfica de Luanda, que ocupam as posições mais baixas da prova.

Os santistas, que somam apenas 20 pontos, na 16ª e última posição da tabela, terão uma árdua tarefa na próxima ronda (28º), quando visitarem o moralizado Progresso Sambizanga (8º/35), que na ronda anterior quebrou a invencibilidade do líder (64) e campeão antecipado Kabuscorp do Palanca.

Já os namibenses, na 15ª com 23, enfrentam fora do seu reduto o Kabuscorp do Palanca, com remotas possibilidades de conseguir amealhar os três pontos em jogo. A formação do Kwanza Norte (14º/26) viaja para o Calulo, ao encontro do destronado bi-campeão Recreativo do Libolo (7º/37).

O ASA (13º/26), que está a ser afetado por questões administrativas, possui um complicado compromisso, em função do seu adversário, o Benfica (11º/28), também estar na luta pela permanência.

Quanto ao tradicional emblema benguelense, o seu posicionamento na classificação (12º/28, bem como a vitória (1-0) sobre o Santos, ainda não lhe permitem “respirar ar puro”, em virtude do desafio que terão com o conformado Petro de Luanda (5º/42).

Depois de 28 jornadas do Girabola, a Federação Angolana de futebol (FAF) estipulou nos seus regulamentos, que as duas últimas rondas sejam disputadas em simultâneo.

Três equipas descem de divisão, dando lugar ao igual número apuradas na Segundona, que já consagrou o Sporting de Cabinda, Sport Lubango e Benfica, e União Sport do Uige.

O campeão e o vice do Girabola, bem como o vencedor da Taça de Angola garantem participações nas competições africanas.

Conteúdo publicado por Sportinforma com Angop