O 1º de Agosto-FC Bravos do Maquis é o jogo de destaque da 28ª jornada do Girabola 2013. O encontro está marcado para este sábado, às 17h00, no Estádio 11 de Novembro em Luanda.

Depois da conquista do título pelo Kabuscorp, este encontro põe em jogo a segunda vaga para as Afrotaças, já que opõe o D´Agosto aos maquisardes, segundo e terceiro classificados da prova, com 52 e 48 pontos, respetivamente,

Os "militares", por jogarem em casa, têm um certo favoritismo. Na primeira volta, o confronto disputado no Luena acabou em 0-0.

Na ronda anterior (27ª) a turma da capital do país empatou (2-2) com o Porcelana do Kwanza Norte, e o representante do Moxico foi surpreendido (1-3) em casa pelo Benfica de Luanda.

Embora não vá alterar o ordenamento classificativo, por estarem separados por quatro pontos, o desfecho do confronto entre a equipa do luso-moçambicano Daúto Faquirá e a do angolano Zeca Amaral pode provocar a aproximação do quarto colocado, Sagrada Esperança, ou a fuga definitiva do 1º de Agosto no segundo posto isolado.

A ronda abre sexta-feira, às 18h00, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, com o empolgante Benfica de Luanda e Atlético Sport Aviação (ASA), dois aflitos e que ocupam a 11ª e 13ª posições, com 28 e 26 pontos, respetivamente. Este encontro tem particular interesse pelo facto de envolver a terceira equipa que mais vezes venceu o Girabola, o ASA.

A agremiação do aeroporto, a par do 1º de Agosto, é a única equipa que esteve presente em todas as edições do campeonato angolano da primeira divisão, iniciado em 1979. Nesta edição de 2013, quando faltam três jogos para o termo da prova está em risco de despromoção e enfrenta outra em idêntica situação, o que torna um dos destaques da jornada.

O campeão antecipado, Kabuscorp do Palanca, recebe sábado, às 16h00, nos Coqueiros, o Atlético do Namibe (15º/23 pontos), ao passo que o destronado bicampeão Recreativo do Libolo (7º/38) recebe, em Calulo, o Porcelana do Kwanza Norte (14º/26).

No mesmo dia, estão agendados os encontros Sagrada Esperança da Lunda Norte (4º/44) – Desportivo da Huíla (9º/35), 1º de Maio de Benguela (12º/28) – Petro de Luanda (5º/43) e Recreativo da Caála (10º/33) – Interclube (6º/38).

Quanto aos marcadores, o avançado Myong do Kabuscorp, com 15 golos, continua na liderança, seguido de Guedes do Sagrada, Massinga do Progresso, ambos com 11, Paizinho do Bravos do Maquis, e Bena do Desportivo, com 10.

A jornada encerra domingo, às 16h00, no Estádio da Cidadela, com o Progresso Sambizanga (8º com 35 pontos) a receber o último colocado e praticamente despromovido Santos FC (16º/20).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.