O campeonato angolano de futebol (Girabola), conquistado antecipadamente pelo Kabuscorp do Palanca, é reflexo da evolução da própria prova, informou hoje à Angop o secretário-geral da Federação Angolana, Cardoso de Lima.

De acordo com o dirigente federativo, a alternância de campeões demonstra que o Girabola está a progredir e que a prova se tornou mais forte competitivamente. Por outro lado, a luta na zona de despromoção também espelha o crescimento do nível da prova, segundo a mesma fonte.

«O Kabuscorp é o novo campeão. O ASA, várias vezes vencedor do Girabola, está a correr o risco de descer de divisão. O Progresso, desde que ascendeu à primeira divisão, vai consolidando a sua posição na prova. A três rondas do fim do campeonato continua a luta pela manutenção e isto é bom para competição», frisou.

O secretário-geral da FAF realçou também a melhoria em termos de assistência, particularizando os jogos da equipa do Palanca. «Os adeptos do Kabuscorp deram um exemplo de como se vive o futebol nas bancadas e mostraram que é possível acompanhar as suas equipas sem provocar distúrbios», salientou.

Por outro lado, Cardoso de Lima lamentou o facto de, pelo segundo ano consecutivo, na Segundona surgirem desconfianças de irregularidades nas últimas jornadas.